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Revista Sankofa discute o método de formação dos educadores sobre racismo

Por Kátia Kishi, jornalista do Labjor/Unicamp, Campinas, São Paulo, Brasil originalmente publicado no Blog Divulga Ciência

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Está disponível mais uma edição da revista Sankofa, Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, (v.8, n.15, 2015), uma publicação da Universidade de São Paulo com estudos que perpassam pela política, cultura e colonialidade.

A nova edição conta com um artigo de Eduardo Januário, doutorando em História Econômica na USP, que discute os aspectos históricos-econômicos das relações étnico-raciais na metodologia de formação dos educadores aplicada em São Paulo capital.

Suas análises indicam que existem três percepções sobre os conceitos do racismo entre os educadores, sendo que 60% conheciam, se identificavam com o tema e buscavam aprimorar seus conhecimentos; 35% que conheciam o tema, mas não com profundidade e ficaram, segundo o autor, “abismados com os dados e com o fato de não conhecerem a história do tema” e 5% dos que discordavam em discutir o racismo sob o argumento de que trazer o assunto como temática educacional é uma forma de acentuar as práticas. Os resultados também destacam que alguns educadores desconheciam a própria história brasileira, o que culmina na ausência de amplas discussões históricas na educação básica dos alunos e na mediação de problemas escolares.

Entre as discussões com os educadores, o autor aponta que ocorreram nos cursos relatos de discriminação racial nas escolas de São Paulo, principalmente entre as alunas negras, consequência da pressão social pelo “cabelo liso”, evidenciando a necessidade da discussão histórica sobre as relações étnico-raciais para modificar as abordagens com os alunos negros.

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Artigo

JANUÁRIO, Eduardo. Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo. Sankofa (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 15, p. 56 – 79, Ago. 2015. ISSN 1983-6023. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/102836>. Acesso em: 11 Set. 2015.

Autor
Eduardo Januário. Doutorando e Mestre em História Econômica pela FFLCH-USP. Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP; Formador contratado por concurso público do Núcleo de Educação Étnico-Racial-DOT- SME. Professor de escola pública 2004-2014, estando como diretor de escola pública entre 2007-2011. Membro do Laboratório de Economia Política e História Econômica (LEPHE) –USP, pesquisando a área de relações étnico-raciais e educação.

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