Emmanuelles tropicais: apropriações brasileiras, conservadorismo e transgressão

Autores

  • Tiago José Lemos Monteiro Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Loguercio Cánepa Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.214633

Palavras-chave:

Emmanuelle, Cinema brasileiro, Sexploitation, Década de 1970, Rip-off

Resumo

A proposta deste artigo é discutir um período crítico para a indústria cultural brasileira no processo de urbanização e modernização do país (a década de 1970) por meio da observação dos modos de circulação de um grupo de filmes que dialogou com tendências internacionais do cinema por meio da prática do “similar nacional”. No caso, interessa à pesquisa os filmes brasileiros derivativos do clássico do cinema erótico Emmanuelle, de 1974: Emmanuelle Tropical (1977), de J. Marreco; Emmanuello...o belo (1978), de Nilo Machado; e A Filha de Emmanuele, dirigido em 1980 por Osvaldo de Oliveira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago José Lemos Monteiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação e professor no IFRJ,

Referências

ABREU, N. C. Boca do lixo: cinema e classes populares. Campinas: Editora Unicamp, 2006.

BASCHIERA, S. The 1980s Italian Horror Cinema of Imitation: the good, the ugly and the sequel. In: BASCHIERA, S.; HUNTER, R. (Eds). Italian Horror Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016. p. 45-61.

BERNARDET, J. C. A pornochanchada contra a cultura “culta”. In: BERNARDET, J. C. (Org.). Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 210-215.

BIÁFORA, R. Chaplin, Molinaro, Altman e ‘O delito Matteotti’ [Io, Emmanuelle]. O Estado de S. Paulo, ano XCVI, , p. 16, 16 fev. 1975.

BIÁFORA, R. ‘O vampiro de Copacabana’ e ‘Emmanuelle Tropical’. O Estado de S. Paulo, ano XCVIII, p. 36, 25 set. 1977.

BIÁFORA, R. Poucos filmes para encerrar o ano [A Filha de Emmanuele]. O Estado de S. Paulo, ano CI, p. 26, 28 dez. 1980.

BIÁFORA, R. Na semana, o maior número de fitas [Emmanuelle 2]. O Estado de S. Paulo, ano CII, p. 43, 15 fev. 1981.

BIÁFORA, R. Nelly Kaplan e Visconti, destaques da semana [Néa, a ninfeta]. O Estado de S. Paulo, ano CIII, p. 41, 14 mar. 1982a.

BIÁFORA, R. O filme inglês premiado com o Oscar [A picada da cobra]. O Estado de S. Paulo, ano CIII, p. 50, 14 maio 1982b.

CHAFFIN-QUIREY, G. Emmanuelle Enterprises. In: MATHIJS, E; MENDIK, X. (Eds). Alternative Europe: eurotrash and exploitation cinema since 1945. Londres; Nova York: Wallflower Press, 2004. p. 134-145.

CINEMA| estreias [Bruce Lee, o dragão invencível contra Shao-Lin]. Jornal do Brasil, ano LXXXVIII, 22 jun. 1978. Caderno B, p. 6.

DAVIS, J. Galaxies of terror in a knock-off universe: atavism and the rip-off body horror of “‘Aliensploitation” films. In: BRITTANY, M.ichelle (Ed). Horror in space: critical essays on a film subgenre. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, 2017. pp. 194-216.

EMMANUELLE. Folha de S.Paulo, 9 ago. 1979, p. 45.

EMMANUELLE 2. Folha de S.Paulo, 11 maio 1980, p. 57.

GAMO, A. A filha de Emmanuelle. In: SPACA, R. (Org.). Vanessa Alves: coletânea de imagens e palavras. São Paulo: Laços, 2015. p. 95-96.

HUNTER, I. Q. Exploitation as adaptation. In: SMITH, I. R. (Ed.). Cultural borrowings: appropriation, reworking, transformation. Nottingham: Scope, 2009. p. 8-33.

JENKINS, H. Textual poachers: television fans and participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.

KLEIN, A. A.; PALMER, R. B. Introduction. In: KLEIN, A. A.; PALMER, R. B. (Orgs.). Cycles, sequels, spin-offs, remakes and reboots: multiplicities in film & television. Austin: University of Texas, 2016. p. 1-21.

LANÇAMENTOS. Filme Cultura, Rio de Janeiro, n. 33, p. 117, 1979.

MOTTA, C. M. ‘Black Emanuelle’, mais turismo que fita erótica. O Estado de S. Paulo, ano C, p. 17, 7 dez. 1979.

MOTTA, C. M. Calendário de filmes: muito ‘lixo’ será exibido esse ano. O Estado de S. Paulo, ano C, p. 12, 12 jan. 1979.

PAIVA, S. C. de. Emmanuelle Tropical. O Globo, ano LI, p. 37, 08 mar. 1978a, p. 37.

PAIVA, S. C. de. Empregada para todo serviço. O Globo, ano LI, p. 35, 20 set. 1978b, p. 35.

PAIVA, S. C. de. A Filha de Emmanuele. O Globo, ano LIV, p. 35, 03 fev. 1981, p. 35.

PEREIRA, M. Traí… minha amante descobriu. O Globo, ano LII, p. 39, 29 jun. 1979.

RAMOS, J. M. O. Cinema, estado e lutas culturais: anos 50/60/70. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

RAMOS, J. M. O. Sexo, sangue e emoções masculinas. In: RAMOS, J. M. (Org.). Cinema, televisão e publicidade: cultura de massa e popular no Brasil nos anos 1970-1980. São Paulo: Annablume, 2004. p. 178-195.

RAMOS, L. Terror japonês entre as pornochanchadas de sempre [A Filha de Emmanuele]. Folha de S.Paulo, 1980, p. 22, 29 dez. 1980.

SCHAEFER, E. Bold! Daring! Shocking! True!: a history of exploitation films, 1919-1959. Durhan; Londres: Duke University Press, 1999.

SMITH, I. R. The Hollywood Meme: transnational adaptations in world cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2017.

STAM, R. Do texto ao intertexto. In: STAM, R. (Org.). Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003. p. 225-236.

TOHILL, C; TOMBS, P. Immoral tales: European sex & horror movies, 1956-1984. Nova York: St. Martin’s Griffin, 1995.

VEREVIS, C. Vicious cycle: Jaws and revenge-of-nature films of the 1970s. In: KLEIN, A. A.; PALMER, R. B. (Org.). Cycles, sequels, spin-offs, remakes and reboots: multiplicities in film & television. Austin: University of Texas, 2016. pp. 96-111.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Emmanuelles tropicais: apropriações brasileiras, conservadorismo e transgressão. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 13–36, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.214633. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/214633.. Acesso em: 28 abr. 2024.