A essência da teoria do jornalismo

Autores

  • Luciano Victor Barros Maluly Universidade de São Paulo
  • Marcos Paulo da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.216790

Resumo

Nascido no interior paulista, Marcos Paulo da Silva é um dos pesquisadores mais atuantes da nova geração de teóricos do jornalismo, com contribuições marcantes aos estudos de comunicação. A frase “as aparências das coisas importam mais que suas essências” é uma das marcas desta entrevista com o também professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Durante a sua trajetória acadêmica, o convívio com estudiosos do Brasil e dos Estados Unidos o influenciou, diretamente, na construção de um pensamento que possibilita a análise glocal dos fenômenos relacionados ao jornalismo, como a desinformação, e fornece elementos para a crítica da cobertura jornalística. Em entrevista a Luciano Maluly, professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECA-USP, o entrevistado relatou sua contribuição aos estudos de jornalismo e da comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Victor Barros Maluly, Universidade de São Paulo

    Jornalista e doutor em Ciências da Comunicação. Professor no Departamento de Jornalismo e Editoração e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP.

  • Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

MARCONDES FILHO, C.V. R. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000.

SILVA, M. P. A representação da segunda guerra mundial em um semanário do interior paulista. O Eco (1939-1944). 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2007.

SILVA, M. P. A construção cultural da narrativa noticiosa: noticiabilidade, representação simbólica e regularidade cotidiana. 2013. Tese (Doutor em Comunicação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.

SILVA, M. P.; FERNANDES, M. L.; SILVA, G. (Orgs.). Critérios de Noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.

SILVA, M. P.; AGUIAR, L.; MARTINEZ, M. (Orgs.). Desigualdades, relações de gênero e estudos de jornalismo. São Paulo: Intercom, 2018.

SILVA, M. P.; MARTINEZ, M.; STORCH, L. (Orgs.). Pesquisa em Jornalismo: dos conflitos em pauta aos conflitos do campo. Rio de Janeiro: SBPJor, 2019.

SILVA, M. P.; MARTINEZ, M.; STORCH, L. (Orgs.). Pesquisa em jornalismo e ética profissional. Brasília, DF: SBPJor, 2020.

SILVA, M. P.; BACCIN, A.; STORCH, L. (Orgs.). Pesquisa em jornalismo e democracia em tempos de pandemia. Brasília, DF: SBPJor, 2021.

SILVA, M. P.; OTA, D. C. (Org.). Fronteiras culturais e práticas comunicativas. Campo Grande: UFMS, 2023.

SODRÉ, M. Antropológica do Espelho: uma teoria linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

SODRÉ, M. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.

SODRÉ, M. A Ciência do Comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar