Media Literacy: uma experiência brasileira

Autores

  • Lilian C. Santos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Fabio N. Akhras Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51253

Palavras-chave:

Media literacy, alfabetização em mídias, linguagem de cinema, linguagem de televisão, propaganda.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian C. Santos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Graduanda do bacharelado em Midialogia do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). lilian.chaplin@gmail.com.

Fabio N. Akhras, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Doutor em Educação pela Universidade de Leeds (Inglaterra), é professor do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Grupo de Tecnologias de Mídia para a Inclusão Social do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). fabio.akhras@cti.gov.br.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

SANTOS, L. C.; AKHRAS, F. N. Media Literacy: uma experiência brasileira. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 80-104, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51253. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51253. Acesso em: 30 maio. 2023.

Edição

Seção

Dossiê