Poética da imagem e TV: vinhetas de abertura e encerramento em programas ficcionais brasileiros

Autores

  • Anna Maria Balogh Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.88630

Palavras-chave:

vinhetas televisuais, ficção seriada, semiótica e poética da imagem, metamorfose

Resumo

No artigo que ora se apresenta, se analisam distintos aspectos próprios do know-how e da criatividade presente nas vinhetas televisuais brasileiras, mundialmente reconhecidos. O objeto principal são as aberturas e fechamentos da narrativa ficcional seriada. A teoria semiótica, para a análise dos aspectos discursivos, bem como a poética da imagem, para os aspectos visuais e linguageiros, se consideram instrumentos de grande valia para um entendimento mais amplo da estrutura e da função desta nova forma de arte brasileira

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Biografia do Autor

  • Anna Maria Balogh, Universidade de São Paulo

    Docente da graduação e da pós-graduação do departamento de Cinema, Rádio, e TV da ECA/ USP durante a maior parte de sua carreira. Atualmente é professor titular da Pós-Graduação em Comunicação e Mídia da Universidade Paulista.

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Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Poética da imagem e TV: vinhetas de abertura e encerramento em programas ficcionais brasileiros. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 44–64, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.88630. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/88630.. Acesso em: 26 abr. 2024.