Articulations of the political and the social in a humorous audiovisual narrative anchored in the context of the covid-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.212259

Keywords:

Humor and politics, Media culture, Circulation, Media criticism, Media discourse

Abstract

This article analyzes and questions the political and social dimensions of the “#Collapse” volume of the 5x Comedy series, produced by the Amazon Prime streaming platform. Set during the covid-19 pandemic, the episode humorously portrays the power relations between Edgar, a financial market operator confined in his penthouse, and José, a doorman who moves into the workplace to better serve the condominium. With this analysis, we explore the political and critical potentialities of humor, examining the meanings evoked by the humorous text and the dialogic interactions in the context of contemporary Brazilian humor. In addition, we address the political interpretation of the work, considering the manifestations present in its media circulation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, vinculado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); líder do Grupo de Pesquisa Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq); e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP).

  • Eduardo Paschoal de Sousa, Universidade São Judas Tadeu

    Possui doutorado pelo Programa de Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Durante doutorado, realizou estágio sanduíche na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (ambos com bolsa Fapesp). Atualmente, é docente nos cursos de graduação em Produção Audiovisual e Jornalismo da Universidade São Judas Tadeu (USJT). É membro dos grupos de pesquisa MidiAto (ECA-USP), Rede MetaCrítica e “Representações: Imaginário e Tecnologia” (RITe, FAUUSP). Pesquisa a circulação do audiovisual brasileiro recente, em seu direcionamento à interpretação política.

References

#COLAPSO. In: 5X COMÉDIA. Direção: Monique Gardenberg, Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot. Brasil: Amazon, 2021.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. A cultura popular na idade média e no renascimento. Tradução: Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.

CABRAL, N. L. S. C. Mobilizações discursivas da categoria “politicamente correto”: um mapa dos sentidos que emergem no jornalismo. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

CANDIDO, A. Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992. p. 13-22.

COMEDIANTES valorizam humor mesmo em dias de pandemia. Agência de Notícias CEUB, [S.l.], 14 out. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.uniceub.br/comportamento/comediantesvalorizam-humor-mesmo-em-dias-de-pandemia/. Acesso em: 15 maio 2023.

“CORAÇÃO Suburbano”: Série documental de Rafael Portugal estreia dia 26, na Paramount+. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 23 set. 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/tv/coracao-suburbano-serie-documental-de-rafael-portugal-estreia-dia-26-na-paramount/. Acesso em: 15 maio 2023.

EAGLETON, T. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Tradução Alessandra Bonrruquer. Rio de Janeiro: Record, 2020.

EM meio à pandemia, no Brasil o humor permeia a percepção do luto, diz pesquisadora. Jornal da USP, São Paulo, n. 1, 11 fev. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/em-meio-a-pandemia-no-brasil-o-humor-permeia-a-percepcao-do-luto-diz-pesquisadora/. Acesso em: 15 maio 2023.

ESCOSTEGUY, A. C. D. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, nov. 2007, p. 115-135.

FIGUEIREDO, V. L. F.; SICILIANO, T. O.; MIRANDA, E. O tempo subtraído: cotidiano e trabalho no cinema brasileiro no século XXI. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., Porto Alegre, 2019. Anais eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em:

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende et al. 2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HALL, S. Cultura e representação. Tradução: Daniel Miranda, William Oliveira. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Apicuri, 2016.

JANOVITCH, P. E. Preso por trocadilho: a imprensa de narrativa irreverente paulistana de 1900 a 1911. São Paulo: Alameda, 2006.

JUSTUS, em vídeo: “15 mil mortos é número muito pequeno”. Congresso em Foco, [S.l.], 24 mar. 2020. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/temas/midia/justus-em-video-15-mil-mortose-numero-muito-pequeno/. Acesso em: 10 maio 2023.

LOUCO desejo. Compositora e intérprete: Dona Onete. In: FEITIÇO caboclo. [S.l.]: Ná Music, 2012.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução: Sírio Possenti. Curitiba: Criar, 2008.

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. Tradução: A. Sobral. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MBEMBE, A. Necropolítica. Tradução: Renata Santini. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MONTEIRO, T. A função do conteúdo humorístico em tempos de crise. Meio&Mensagem, São Paulo, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/a-funcao-do-conteudohumoristico-em-tempos-de-crise. Acesso em: 15 maio 2023.

NORRIS, P.; INGLEHART, R. Cultural Backlash: Trump, Brexit and authoritarian populism. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

POSSENTI, S. Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2018.

PADIGLIONE, C. ‘5x Comédia’ põe riso a serviço da reflexão na pandemia. Folha de S. Paulo, 25 mar. 2021a. Disponível em: https://telepadi.folha.uol.com.br/5x-comedia-poe-o-riso-a-servico-da-reflexaona-pandemia/. Acesso em: 12 maio 2023.

PADIGLIONE, C. Legados da pandemia para a TV, um ano depois.Folha de S. Paulo, 11 mar. 2021b. Disponível em: https://telepadi.folha.uol.com.br/legados-da-pandemia-para-a-tv-um-ano-depois/. Acesso em: 15 maio 2023.

RAFAEL Portugal. Porta dos Fundos, [S.l.], [10 abr. 2021] Disponível em: https://portadosfundos.com.br/elenco/rafael-portugal/. Acesso em: 15 maio 2023.

SARLO, B.; MICELI, S. (org.). Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. Tradução de Mirian Senra. São Paulo: Edusp, 2005.

SCABIN, N. L. C. A liberdade de expressão como objeto privilegiado de disputas discursivas: posições enunciativas no campo humorístico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 45., 2022, João Pessoa. Anais Eletrônicos... São Paulo: Intercom, 2022.

SCOFIELD, L. A campanha bolsonarista contra o PL das fake news. Nexo, 25 abr. 2023. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/externo/2023/04/25/A-campanha-bolsonarista-contra-o-PL-dasfake-news1. Acesso em: 12 maio 2023.

TOLEDO, José Roberto de. PL 2630: Lobby descarado mostra poder ilimitado de big techs como Google. UOL, 2maio 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/joseroberto-de-toledo/2023/05/02/pl-2630-lobby-descarado-mostra-poder-ilimitado-de-big-techscomo-google.htm. Acesso em: 12 maio 2023.

Published

2023-09-11

Issue

Section

Dossier

How to Cite

Articulations of the political and the social in a humorous audiovisual narrative anchored in the context of the covid-19 pandemic. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 197–220, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.212259. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/212259.. Acesso em: 28 may. 2024.