A representação de outsiders em Estranhos no Paraíso

Autores

  • Helena Lukianski Pacheco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Melina Aparecida dos Santos Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.175897

Palavras-chave:

Estabelecidos-outsiders, Jim Jarmusch, Estranhos no Paraíso

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o filme Estranhos no Paraíso (Stranger than Paradise, 1984), do cineasta estadunidense Jim Jarmusch. Propomos uma reflexão sobre o fato de que, ao longo do século XX, “imagens modelares” do American way of life constituíram uma das várias configurações estadunidenses das relações estabelecidos-outsiders, com o apoio da mídia e da indústria cultural. Desta forma, a análise fílmica de Estranhos no Paraíso terá como um dos principais aportes teóricos a concepção de outsiders. Partiremos da questão: como o filme Estranhos no Paraíso mostra uma representação crítica das relações estabelecidos-outsiders instauradas pelo american way of life?

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Biografia do Autor

  • Helena Lukianski Pacheco , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • Melina Aparecida dos Santos Silva, Universidade Federal Fluminense

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS.

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Publicado

2021-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A representação de outsiders em Estranhos no Paraíso. RuMoRes, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 242–266, 2021. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.175897. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/175897.. Acesso em: 26 abr. 2024.