Conectar ou desconectar

debates sobre a reflexão a partir da Educação para os meios

Autores

  • Leandro Marlon Barbosa Assis Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p21-33

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Prática docente, Reflexão crítica, Educação para as Mídias, Cotidiano escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a naturalização do discurso de que a melhoria do ensino nas escolas se daria a partir da introdução de tecnologias dentro de um cotidiano escolar. Para tal, investigamos o consumo tal como proposto por Bauman para compreender, sob a perspectiva gramsciana, suas relações com o Estado e a sociedade civil e a atuação da ideologia na formulação da cultura das mídias. Desse modo, a hipótese do investimento em educação crítica para as mídias se coloca como ponto a ser verificado.

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Biografia do Autor

Leandro Marlon Barbosa Assis, Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano

Mestrando em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Graduado
em Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ). Licenciado em
História pela UFFRJ.

Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano

Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre
em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Administração pela
PUC-RJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano do Departamento de
Comunicação Social da UFF.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Assis, L. M. B., & Farbiarz, A. (2018). Conectar ou desconectar: debates sobre a reflexão a partir da Educação para os meios. Comunicação & Educação, 23(2), 21-33. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p21-33