Discurso da propaganda e Diretrizes Curriculares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p17-29Palavras-chave:
LDB, DCNEM, interdisciplinaridade, competências e habilidades, linguagens e códigos, gramática textual, publicidade/propagandaResumo
A partir de uma análise da nova LDB e das DCNEM, a autora questiona a autonomia proposta pela legislação, considerando ser esta mais uma reforma de ensino sem uma política eficaz de implantação. Tomando por base os três princípios básicos das DCNEM: a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, nos quais a interdisciplinaridade se coloca como estratégia fundamental, ela questiona se os profissionais da educação estão preparados para implementá-la. Entrando no seu próprio campo de atuação - linguagens e códigos -, a autora aborda a questão dos meios de comunicação em sala de aula, discutindo como é possível integrá-los ao espaço educativo sem que ocupem/substituam o espaço que é próprio da escola. Para essa discussão, utiliza o texto publicitário, demonstrando como a análise e desconstrução de sua linguagem são importantes tanto para a implementação dos temas do currículo quanto para a formação crítica.
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