Uma nova linguagem para a telenovela (Entrevista com Lauro César Muniz)

Autores

  • Roseli Aparecida Fígaro Paulino Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p78-90

Palavras-chave:

Lauro César Muniz, telenovela, estética, globalização, Rede Globo, teledramaturgia, teatro

Resumo

Lauro César Muniz fala sobre o início de sua carreira, os tempos de teatro amador, seu começo no teatro profissional. Conta sobre sua tentativa de participar do grupo do Teatro de Arena e de sua atuação na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. Relata como a censura do regime militar impossibilitou o seu trabalho no teatro, levando ele e outros dramaturgos a buscarem a alternativa da televisão. Falando dessa experiência, mostra a trajetória da telenovela no Brasil, particularmente na Rede Globo, o nascimento dos novos autores, o boom dos anos 70, quando a modalidade atinge o auge, permitindo-se ser crítica em plena ditadura, e do surgimento da farsa e do pastelão na década de 80. Na década de 90, segundo ele, depois da queda do muro de Berlim e da globalização, o mundo virou um hipermercado, e isso inclui a novela, que se transformou em um produto, o que indica a necessidade de recuperar a dignidade e a qualidade artística da telenovela. Finaliza contando como, diante das mudanças de expectativa do público, o núcleo de dramaturgia da Globo pretende enfrentar a concorrência das novas vertentes abertas por outros canais, recuperando a importância da obra de autor, fazendo novelas com menos capítulos.

 


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Publicado

2000-04-30

Como Citar

Uma nova linguagem para a telenovela (Entrevista com Lauro César Muniz). (2000). Comunicação & Educação, 17, 78-90. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p78-90