A obrigatoriedade do ensino em Portugal: um desafio para a inclusão social

Autores

  • Cristina Costa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p91-98

Palavras-chave:

educação, comunicação, história, política, inclusão social.

Resumo

A pesquisadora Ana Cabrera, doutora em História Política e Institucional Contemporânea e professora do Liceu Passos Manuel, escola central de Lisboa, fala sobre as mudanças na educação em Portugal com a obrigatoriedade de as escolas receberem a todos os jovens em idade escolar. Para a educadora, a escola tem um papel fundamental na mudança social e o desafi o que se coloca para os professores é como tornar o ensino inclusivo, representando para jovens e crianças uma oportunidade real de se deslocarem de uma situação social desfavorável na qual suas famílias estão radicadas. Sua preocupação é como alcançar esses objetivos diante da aceleração das mudanças ocorridas na sociedade portuguesa nos últimos vinte anos, como a capacitação adequada de professores para essa realidade.

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Publicado

2008-12-30

Como Citar

Costa, C. (2008). A obrigatoriedade do ensino em Portugal: um desafio para a inclusão social. Comunicação & Educação, 13(3), 91-98. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p91-98