A obrigatoriedade do ensino em Portugal: um desafio para a inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p91-98Palavras-chave:
educação, comunicação, história, política, inclusão social.Resumo
A pesquisadora Ana Cabrera, doutora em História Política e Institucional Contemporânea e professora do Liceu Passos Manuel, escola central de Lisboa, fala sobre as mudanças na educação em Portugal com a obrigatoriedade de as escolas receberem a todos os jovens em idade escolar. Para a educadora, a escola tem um papel fundamental na mudança social e o desafi o que se coloca para os professores é como tornar o ensino inclusivo, representando para jovens e crianças uma oportunidade real de se deslocarem de uma situação social desfavorável na qual suas famílias estão radicadas. Sua preocupação é como alcançar esses objetivos diante da aceleração das mudanças ocorridas na sociedade portuguesa nos últimos vinte anos, como a capacitação adequada de professores para essa realidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.