A Comunicação no currículo do ensino médio: (des)caminhos da teoria à prática / Communication in high school curriculum: (mis)directions from the theory to practice

Autores

  • Érica Schneider de Vilhena Pedroza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i1p73-82

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, currículo escolar e Educomunicação

Resumo

Este artigo faz uma análise sobre as formas e a intensidade com que a teoria insere-se em disciplinas ou atividades do ensino médio relacionadas à Comunica- ção. Tal investigação visa a desencadear uma discussão que favoreça a inserção significativa das práticas educomunica- tivas no ambiente escolar. Para tanto, a análise parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) e, em seguida, focaliza as diretrizes de Códigos e Linguagens e de Ciências Humanas, áreas que, segundo o documento, concentram os conceitos e procedimentos relativos à Comunicação. Por fim, a partir da análise de depoimentos de professores das áreas mencionadas, e, com base nos estudos introdutórios à interface Comunicação e Educação, busca-se perfilhar as razões que, tanto na prática quanto na teoria, deslocam e desarticulam os estudos sobre Comunicação de seu lugar mais abrangente: a grande área das Ciências Sociais. 

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Publicado

2014-04-03

Como Citar

Pedroza, Érica S. de V. (2014). A Comunicação no currículo do ensino médio: (des)caminhos da teoria à prática / Communication in high school curriculum: (mis)directions from the theory to practice. Comunicação & Educação, 19(1), 73-82. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i1p73-82