Campos lexicais e leitura semiótica: análise de um conto de Clarice Lispector

Autores

  • Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Ferreira de Mendonça Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49506

Palavras-chave:

campos lexicais, figuratividade, isotopia, semiótica literária

Resumo

A metodologia de montagem dos campos lexicais, proposta por Georges Maurand, será exemplificada
neste artigo, que tem como corpus de análise um conto de Clarice Lispector (1983), “Mistério em São Cristóvão” .
Trata-se de propor uma abordagem do sentido pelo tratamento prévio das unidades lexemáticas, reunidas em
torno de traços sêmicos comuns. Esses agrupamentos lexemáticos, previamente extraídos ao longo de uma
leitura e de uma varredura exaustiva, são, em seguida, organizados em campos nomeados por hiperonímia e
hierarquizados, a fim de permitir o estabelecimento das isotopias e configurações discursivas mais relevantes,
quais sejam, as que são responsáveis pela coerência semântica do texto. Os campos lexicais também orientam
o analista para a segmentação textual, permitindo a confirmação de efeitos de sentido de forma organizada
e progressiva, o que garante a eficácia pedagógica dessa abordagem. Além de facilitar o entendimento das
articulações discursivas, tanto no plano semântico, como no plano sintático, o levantamento lexical e sua
organização fornecem, também, importantes informações para o tratamento do nível fundamental. A leitura
efetuada busca, assim, mostrar uma estratégia simples e um método seguro para o acesso à figuratividade, que
pode beneficiar o semioticista iniciante, bem como dirigir-se às iniciativas de levar a semiótica greimasiana ao
ensino fundamental e médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Limoli, L., & Mendonça, A. P. F. de. (2012). Campos lexicais e leitura semiótica: análise de um conto de Clarice Lispector. Estudos Semióticos, 8(2), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49506