Duas faces do mesmo CLIL: A integração de conteúdo e língua na formação de professores e em projetos para o ensino de italiano em escolas públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p64-91Palavras-chave:
CLIL, Formação de professores, Italiano L2, Escola públicaResumo
Este estudo foi conduzido no contexto de um programa multicultural para capacitar professores de diferentes disciplinas na rede pública municipal de São Paulo a ofertar projetos de língua italiana aos alunos de suas escolas. Os dados apresentados neste artigo foram coletados durante a preparação didática, em que a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), que promove a aprendizagem integrada de língua e conteúdo (cf. COYLE, HOOD e MARSCH, 2010), teve dúplice função: por um lado, as aulas do curso de formação foram elaboradas seguindo essa abordagem; por outro, o CLIL foi um dos conteúdos tratados no curso e influenciou os projetos finais elaborados pelos professores. Analisando as atividades didáticas utilizadas no curso, o diário da formadora, os projetos finais e os questionários respondidos pelos professores, percebeu-se que a implementação da modalidade CLIL exige diversos conhecimentos por parte do docente e, em especial, uma sensibilidade linguística (HE e LIN, 2018) específica que permita identificar pontos de integração entre o conteúdo ensinado e os aspectos linguísticos necessários para a aquisição. As análises mostraram que, durante a preparação didática e com o apoio da formadora, os professores começaram a adquirir, mesmo que só parcialmente, essa sensibilidade. Apesar de apresentar desafios, a abordagem CLIL pode ser um caminho promissor quando aplicada ao contexto de formação de professores e ao ensino da língua italiana.
Referências
BANEGAS, D. L.; HEMMI, C. CLIL: Present and Future. In: C. HEMMI; D. L. BANEGAS (orgs.); International Perspectives on CLIL. Cham: Springer International Publishing, 2021, p.281–295. Disponível em: <https://link.springer.com/10.1007/978-3 030-70095-9_14>. Acesso em: 8/7/2021.
BARALDI, L. D.; SANTORO, E. Ensinar intercompreensão em línguas românicas: uma pesquisa exploratória com aprendizes de italiano. Revista de Italianística, v. 40, 2020, p. 67–93. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p67-93.
BIER, A. La motivazione nell’insegnamento in CLIL. Venezia: Edizioni Ca’ Foscari, 2018.
CAON, F.; RUTSKA, S. La glottodidattica ludica. Venezia: Laboratorio Itals, Ca’ Foscari, 2010.
CAPRARA, L. D. S.; MORDENTE, O. A. Panorama dell´italiano in San Paolo nel contesto plurilinguistico brasiliano. Revista de Italianística, v. 9, 2004, p. 101-112. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i9p101-112 .
CARAMORI, A. P. Prefácio. O italiano na esfera pública brasileira: Relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2019, p. 10–12.
COMISSÃO EUROPEIA. Content and Language Integrated Learning (CLIL) at school in Europe. Brüssel: Eurydice, 2006.
COONAN, C. M. Opportunità di usare la LS nella lezione di CLIL: importanza, problemi, soluzioni. Studi di Glottodidattica, 2009, p. 20–34.
COYLE, D.; HOOD, P.; MARSH, D. CLIL: content and language integrated learning. Cambridge, UK; New York: Cambridge University Press, 2010.
DALTON-PUFFER, C. Outcomes and processes in Content and Language Integrated Learning (CLIL): current research from Europe. In: DELANOY, W.; VOLKMANN, L. (orgs.); Future Perspectives for English Language Teaching. Heidelberg: Carl Winter, 2008, p.139–157.
DALTON-PUFFER, C.; NIKULA, T.; SMIT, U. Language use and language learning in CLIL: Current findings and contentious issues. In: DALTON-PUFFER, C.; NIKULA, T.; SMIT, U. (orgs.). AILA Applied Linguistics Series, v.7. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2010, p.279–292. Disponível em: <https://benjamins.com/catalog/aals.7.14dal>. Acesso em: 8/7/2021.
GRADDOL, D. English Next: Why global English may mean the end of “English as a Foreign Language”. UK: British Council, 2006.
GRILLI, Marina. CLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/ Alemão. Pandaemonium Germanicum, v. 22, n. 38, 2019, p. 48–74. DOI: https://doi.org/10.11606/1982-8837223848.
HE, P.; LIN, A. M. Y. Becoming a “language-aware” content teacher: Content and language integrated learning (CLIL) teacher professional development as a collaborative, dynamic, and dialogic process. Journal of Immersion and Content Based Language Education, v. 6, n. 2, 2018, p. 162–188. DOI: https://doi.org/10.1075/jicb.17009.he.
LANDAU, J.; ALBUQUERQUE PARANÁ, R.; SIQUEIRA, S. Sistemas Educacionais (SE) and CLIL Developments in Brazil: From Promises to Prospects. In: HEMMI, C.; BANEGAS, D. L. (org.). International Perspectives on CLIL. International Perspectives on English Language Teaching. Cham: Springer International Publishing, 2021, p. 259–279. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70095-9_13.
LASAGABASTER, D. The use of the L1 in CLIL classes: The teachers’ perspective. Latin American Journal of Content and Language Integrated Learning, v. 6, n. 2, 2013, p. 1–21. DOI: https://doi.org/10.5294/laclil.2013.6.2.1.
LUISE, M. C. Insegnare l’italiano all’estero: cenni per una glottodidattica a misura di bambino. In:
DOLCI, R.; CELENTIN, P. (Orgs.); La formazione di base del docente di italiano per stranieri. 2a ed. Roma: Bonacci, 2002, p.103–116. LUZ, D. S. Inglês na escola pública: uma proposta pedagógica baseada na metodologia CLIL, 2016.
Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 145 f., 2016. Disponível em: <http://www2.uesb.br/ppg/ppgcel/wp-content/uploads/2017/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Mestrado-em-Letras-UESB-Turma-2014-Dimas-Silva-Luz.pdf>. Acesso em: 6/6/2021.
MARSH, D. CLIL: An interview with Professor David Marsh. 2009. Disponível em: <http://ihjournal.com/content-and language-integrated-learning>. Acesso em: 10/4/2021.
NAHARRO, M. J. Moving Towards a Revolutionary Change in Multilingual Education: does CLIL live up to the Hype? Journal of e-Learning and Knowledge Society, v. 15, n. 1, 2019, p. 109-120. DOI: https://doi.org/10.20368/1971-8829/1575.
ORTALE, F.; ZORZAN, F. J. A. Mapeamento dos municípios com ensino de italiano em escolas públicas. Revista de Italianística, v. 2, n. 26, 2013, p. 121. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p121-144.
PÉREZ CAÑADO, M. L. Teacher training needs for bilingual education: in-service teacher perceptions. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 19, n. 3, 2016, p. 266–295. DOI: https://doi.org/10.1080/13670050.2014.980778.
PÉREZ CAÑADO, M. L. CLIL Teacher Education: Where do we Stand and Where do we Need to Go? In: PARRA, M. E. G.; JOHNSTONE, R. (orgs.) Educación bilingüe: tendencias educativas y conceptos clave. Gobierno de España: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2017, p.129–144. DOI: https://doi.org/10.4438/030-17-133-4
PEREZ CAÑADO, M. L.; RAEZ PADILLA, J. Introduction and Overview. In: MARSH, D.; PEREZ CANADO, M. L.; RAEZ PADILLA, J. (orgs.). CLIL in action: voices from the classroom. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2015, p.1–14.
RIDARELLI, G. Project work. In: SERRA BORNETO, C. (org.). C’era una volta il metodo: tendenze attuali nella didattica delle lingue straniere. Roma: Carocci, 1998, p.173–187.
RINGBOM, H. On the Distinction between Second-Language Acquisition and Foreign-Language Learning. Papers in Language Learning and Language Acquisition. Papers presented at the Nordic Conference on Applied Linguistics (2nd, Hanasaari), Espoo, Hanasaari, Finlândia, p.37–44, 1979. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED269973.pdf>. Acesso em: 18/2/2021.
SERRA BORNETO, C. (Org.). C’era una volta il metodo. Roma: Carocci, 1998.
SERRAGIOTTO, G. L’italiano come lingua veicolare: insegnare una disciplina attraverso l’italiano. In: DOLCI, R.; CELENTIN, P. (orgs.). La formazione di base del docente di italiano per stranieri. 2a. ed. Roma: Bonacci, 2002. p. 241–253.
SERRAGIOTTO, G. L’Apprendimento integrato della lingua italiana e di contenuti non linguistici (CLIL) in Brasile. Revista de Italianística, v. 24, 2014, p. 42-68. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p42-68.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher mental processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Italianística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.