Desenvolvimento de capacidades discursivas e cidadania no PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146

Palavras-chave:

Aula de Língua Portuguesa, Texto literário, Formação de leitores, Docentes em formação, Letramento

Resumo

Este artigo apresenta reflexões e dois relatos de práticas, oriundos do PIBID, relacionados ao uso de textos literários no ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Assim, a fundamentação teórica que embasa o trabalho volta-se, primeiramente, para a formação de professores, tendo em vista a relação entre o PIBID e o fazer-se docente, assim como o ensino de leitura e de literatura na escola. Nas atividades, priorizou-se a utilização do texto literário como ponto de partida para se trabalharem capacidades discursivas: ler, interpretar, refletir, analisar e produzir textos. Os alunos leram o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o conto “As mãos dos pretos, de Luís Bernardo Honwana. Com a experiência, percebeu-se que é possível propor práticas de leitura de textos literários que favoreçam a produção de sentidos e contribuam para o processo de constituição e humanização dos alunos enquanto sujeitos.

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Biografia do Autor

  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo – RS.

  • Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo – RS. 

  • Demétrio Alves Paz, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professor Associado de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

GONÇALVES, Ana Cecilia Teixeira; BATISTA, Jeize de Fátima; PAZ, Demétrio Alves. Desenvolvimento de capacidades discursivas e cidadania no PIBID. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 132–146, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072.. Acesso em: 2 maio. 2024.