Observar para instruir, manejar para saber: o ensino de Matéria Médica e Farmácia na reforma da Universidade de Coimbra (1772)

Autores

  • Luis Filipe Maiolini Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v14i19p200551%20

Palavras-chave:

Universidade de Coimbra, Educação médica, Farmácia, Matéria Médica

Resumo

O presente artigo aborda o processo de modernização do ensino de Matéria Médica e Arte Farmacêutica na Universidade de Coimbra a partir da reformulação estatutária da instituição em 1772. Partindo de uma investigação que prioriza as transformações epistemológicas da Medicina no século XVIII, o estudo tem por objetivo analisar a consolidação de um pedagogia empírico-racional no contexto da reforma universitária realizada pelo Marquês de Pombal no reino português. Apresentamos a dinâmica da educação médica a partir das aulas do Dr. José Francisco Leal, docente responsável por ministrar Farmácia e Matéria Médica na universidade, examinando o caráter de suas metodologias de ensino. Para tanto, o texto articula uma análise entre os Estatutos de 1772 e as Instituições de Farmácia, material didático produzido pelo professor Leal. Os resultados mostram que as reformas da Faculdade de Medicina buscaram priorizar em seus estatutos, os pressupostos do experimentalismo e da crítica racional das antigas doutrinas médicas, pautando-se num modelo Ilustrado de educação que dava novos instrumentos de formação para o estudante médico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Filipe Maiolini, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
    Licenciado e Bacharel na área de História. Mestre em História e Doutorando em História da Medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

BACON, F. Novum Organum: verdadeiras indicações acerca da interpretação da Natureza. São Paulo: Pensadores, 1988.

BAUMÉ, A. Élémens de Pharmacie théorique et pratique. Paris: Chez Samson Libraire, 1770.

BELLINI, L. O grande fulcro: representação do corpo e cultura médica no Portugal renascentista. São Paulo: Unifesp, 2016.

BOTO, C. Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. São Paulo: Unesp, 2017.

BRAGA, T. História da Universidade de Coimbra nas suas relações com a instrucção pública portuguesa. Academia de Ciências de Lisboa, 1892.

CARVALHO, F. R. de. Um Iluminismo português? a reforma da Universidade de Coimbra (1772). Dissertação de Mestrado – Área Cultural do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília, 2007.

CARVALHO, L. de R. As Reformas Pombalinas da instrução pública. São Paulo: Edusp, 1978.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

Compêndio histórico do estado da Universidade de Coimbra. Covilhã: LusoSofia, 2011.

COSTA, A. M. A. da. “As ciências naturais na reforma pombalina da universidade ‘Estudo de rapazes, não ostentação de Príncipes’”. ARAÚJO, A. C. (Org.). O Marquês de Pombal e a Universidade. Coimbra: imprensa da universidade, 2000.

DUCHEYNE, S. “Different Shades of Newton: Herman Boerhaave on Newton Mathematicus, Philosophus and Optico-Chemicus”. Annals of Science. 74:2, 2017.

Estatutos da Universidade de Coimbra, 1772.

FRANCO, J. E. “A reforma pombalina da Universidade portuguesa no quadro da reforma anti-jesuítica da educação”. Compêndio histórico do estado da Universidade de Coimbra. Covilhã: LusoSofia, 2011.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

GOLINSKI, J. “Chemistry”. PORTER, R. (Ed.). The Cambridge History of Science: Eighteenth-Century Science (vol.4). Cambridge: University Press, 2003.

HASKINS, C. H. A ascensão das universidades. Santa Catarina: Livraria Danúbio, 2015.

HILL, C. “A Ciência e a Medicina em Londres”: as origens intelectuais da Revolução Inglesa. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

JUNIOR, N. de C. R. Mediador das luzes: concepção de Progresso e Ciência em Antônio Nunes Ribeiro Sanches (1699-1783). Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2013.

LAVOISIER, A. L. “Traité Elémentaire de Chimie. Discurso Preliminar”. COSTA, P. F. da (Org.). Manifesto para uma nova Química. Lisboa: Palavrão, 2011.

LEAL, J. F. Instituições ou elementos de Farmácia: extrahidos dos de Baumé, e reduzidas a novo methodo pelo Doutor. Lisboa: Oficina de Antonio Gomes, 1792.

MOCELLIN, R. C. “Louis-Bernard Guyton de Morveu e a revolução química das Luzes”. SCIENTIAE: studia, São Paulo, v. 10, n. 4, 2012.

MOREIRA, E. A. Leibniz versus Newton: sobre qualidades, milagres e Leis da Natureza. Tese de doutorado – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Unicamp, 2014.

PIMENTA, P. P. A trama da natureza: organismo e finalidade na época da Ilustração. São Paulo: Unesp, 2018.

PIMENTA, P. P. “Condillac e a crítica da metafísica; ou, rumo a uma “ciência sem nome”. CONDILLAC, É. B. de. Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos. São Paulo: Unesp, 2018.

PITA, J. R. “Medicina, cirurgia e arte farmacêutica na Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra”. ARAÚJO, A. Cr. (Org.). O Marquês de Pombal e a Universidade. Coimbra: imprensa da Universidade, 2000.

PITA, J. R; BELL, V.; PEREIRA, A. L. “José Francisco Leal (1744-1784): brasileiro e primeiro professor de matéria médica e arte farmacêutica na faculdade de Medicina após a reforma pombalina da Universidade de Coimbra”. Mneme – revista de humanidades, v. 17, n. 38, 2016.

SCHWARTZ, S. B. Cada um na sua lei: tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico. São Paulo: Cia. Das Letras, 2009.

SIMONDON, G. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.

SOUZA, M. G. de. “Círculo de conhecimento”. DIDEROT, D. D’ALEMBERT, J. le R.. Enciclopédia ou dicionário razoado das ciências das artes e dos ofícios: discurso preliminar e outros textos. São Paulo: Unesp, 2015.

THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). São Paulo: Cia. Das Letras, 2010.

VERNEY, L. A. Verdadeiro método para ser útil à República, e à Igreja: proporcionado ao estilo, e necessidade de Portugal (TOMO II). Valensa: Oficina de Antonio Baile, 1746.

VILLALTA, L. C. Reformismo Ilustrado, censura e prática de leitura: usos do livro na América portuguesa. Tese de Doutorado – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2023-07-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Observar para instruir, manejar para saber: o ensino de Matéria Médica e Farmácia na reforma da Universidade de Coimbra (1772): . (2023). Revista Angelus Novus, 14(19), 200551 . https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v14i19p200551