Las plazas comerciales del Imperio y la aprobación del Código de Comercio de Brasil en la Cámara de Diputados.
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i1.88831Palabras clave:
Código Comercial, petições, representação políticaResumen
Durante a década de 1840, a Câmara dos Deputados do Império estabeleceu um intenso diálogo com as mais importantes associações comerciais brasileiras. Um dos objetos centrais deste diálogo foi o projeto do Código Comercial, elaborado no ano de 1834 por ilustres negociantes e jurisconsultos. Com a finalidade de racionalizar a atividade comercial no Brasil, adquirindo maiores garantias para os seus negócios, os comerciantes brasileiros fizeram uso do direito de petição, previsto pela Constituição do Império, para influenciar os representantes da nação a aprovarem o Código. Finalmente, em 1850, ele foi aprovado, dando maior estabilidade ao comércio nacional e delegando aos grandes comerciantes a resolução das contendas mercantis.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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