Os Sítios Arqueológicos Guarani do Município de Iepê, estado de São Paulo.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2015.114974Palavras-chave:
Arqueologia Guarani, análise cerâmica, Bacia do Rio ParanapanemaResumo
A pesquisa realizada na área de sete sítios arqueológicos do Município de Iepê, localizado na região da Bacia do Rio Paranapanema (afluente da Bacia do Paraná), Estado de São Paulo, demonstrou ocupações guarani pré-coloniais. A cerâmica foi datada por termoluminescência, situando as ocupações no período de 700 a 1668 anos antes do presente. Este trabalho traz dados referentes à cerâmica confrontados com dados de outras pesquisas disponíveis que versaram sobre a presença dos Guarani na Bacia do Paraná e Paranapanema.
Downloads
Referências
Faccio, N.B. 1998. Arqueologia dos Cenários das Ocupações da Capivara, Baixo Paranapanema. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP.
Faccio, N.B. 2010. Relatório de Resgate do Sítio Célia Maria (não publicado). Presidente Prudente: Universidade Paulista, Laboratório de Arqueologia Guarani.
Faccio, N.B. 2011. Arqueologia Guarani na Área do Projeto Paranapanema: estudo dos sítios de Iepê, SP. Tese de livre docência. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, USP.
Kashimoto, E.M. 1992. Geoarqueologia no Baixo Paranapanema: uma pesquisa geográfica de estabelecimentos humanos pré-históricos. Dissertação de mestrado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP.
Morais, J.L. 1983. A utilização dos afloramentos litológicos pelo homem pré-histórico brasileiro: análise do tratamento da matéria-prima. Coleção Museu Paulista (série de Arqueologia) 7, 212p.
Morais, J.L. 2002. Resgate arqueológico na área de influência da duplicação das rodovias SP 342 e SP 346: preservação do patrimônio dos Sítios Ipê e Mota Pais (não publicado). Mogi Guaçu: Relatório Técnico Científico Final.
Noelli, F.S. 1993. Sem Tekoá não há Tekó. Em busca de um modelo etnoarqueológico da aldeia e da subsistência guarani e sua aplicação a uma área de domínio no Delta do Jacuí. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Pallestrini, L. 1975. Interpretação das estruturas arqueológicas em sítios do Estado de São Paulo. Coleção Museu Paulista (Série Arqueologia) 1, 208p.
Pallestrini, L. 1974. Sítio Alves. Revista do Museu Paulista: 47-96.
Pallestrini, L. 1980. A Tradição Tupiguarani: a subtradições e sua origem. In: Schmitz, P.I.; Barbosa, A.S.; Ribeiro, M.B. Temas de Arqueologia Brasileira. Goiânia: IGPA.
Pallestrini, L. 1988. Projeto Paranapanema: Sítio Arqueológico Nunes – Estado de São Paulo. Revista do Museu Paulista (Nova Série) XXXIII: 129-142.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).