Atividades físicas egípcias antigas: jogos, treinamento militar e a força real
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2017.140723Palavras-chave:
Jogos, Esporte, Treinamento militar, Egito antigo, BolasResumo
Por meio da iconografia, dos documentos escritos e os vestígios arqueológicos, o presente artigo tem como objetivo apresentar o que conhecemos acerca da prática de atividades físicas no Egito Antigo. Tendo em vista o amplo material pesquisado trataremos de questões referentes à existência ou não do conceito de esporte para os egípcios antigos, bem como abordaremos as modalidades de atividades físicas conhecidas para essa civilização, dentre elas, a corrida, as lutas, a práticas de atividades com bolas, o pugilato, esgrima, equitação, dentre outras. Assim, pretendemos apresentar o estado atual do conhecimento sobre essa questão e evidenciar as dificuldades interpretativas associadas à noção de esporte no Egito Antigo.
Downloads
Referências
Decker, W. 1993b. Sports and games of ancient Egypt. The American University in Cairo, Cairo.
Heródoto. 2016. Histórias – Livro 2 – Euterpe. São Paulo: Edipro.
Houaiss. 2009. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 3.0 [CD-ROM].
Kanawati, N.; Woods, A. 2010. Beni Hassan: art and daily life in an Egyptian province. Supreme Council of Antiquities, Cairo.
Lichtheim, M. 1976. Ancient Egyptian literature: the new kingdom. University of California, Berkeley.
Sahrhage, D. 1998. Fischfang und Fischkult im alten Ägypten. Philipp von Zabern, Mainz.
Touny, A.D.; Wenig, S. 1969. Sport in ancient Egypt. Edition Leipzig, Leipzig.
Tyldesley, J.A. 2007. Egyptian games and sports. Shire, Princes Risborough.
Vernus, P. 2014. Les animaux: un matériau symbolique façonné par la pensée religieuse. In: Guichard, H. (Dir.). Des animaux et des pharaons: le règne animal dans l’Egypte ancienne. Somogy Editions d’Art, Paris, 224-229.
Wit, C. 1951. Le rôle et le sens du lion dans l’Égypte ancienne. E.J. Brill, Leiden.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).