Purá, o ser supremo dos índios Arikéna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.181447Palavras-chave:
Arikéna, Mitologia, Heróis Criadores, Yana, Diversidade linguísticaResumo
Esse texto consiste em um apanhado sucinto e geral sobre a história, mitologia e cultura dos Arikéna, no qual Kruse apenas organiza e reproduz, de forma literal, relatos obtidos junto a Arikéna Atití. Nesses relatos, Arikena conta sobre si mesmo, sobre as origens dos Arikena e sua história de contato com não-índios. Ao longo dos relatos, enfatiza informações de caráter mitológico, sobre Purá e Mu'ra, heróis criadores das diversas ‘tribos’ ou ‘yanas’ que segundo Atití faziam parte do povo Arikena em geral, bem como sobre a origem da mortalidade, da diversidade linguística entre as ‘tribos’ todas que menciona, assim como sobre a origem de todos os seres existentes. Trata ainda das regras de etiqueta, dos costumes e destaca aspectos da organização social e política dos Arikena.
Downloads
Referências
Kruse, Albert. 1955. Purá, das höchste wesen der Arikéna. Antropos, v. 50, fasc. 1-3, Switzerland. p.404-416.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Direitos compartilhados entre autor e revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).