“Nossas coleções pertencem a vocês também”: Uma análise da exposição “Objects of Wonder” do National Museum of Natural History
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2022.188397Palavras-chave:
Objects of Wonder, Exposição, National Museum of Natural History, Comunicação museológicaResumo
Para quem o museu é feito? Essa pergunta pode causar grandes debates dentro da sociedade civil, mas como os museus abordam esse tema? O museu foi criado para ser visitado, para se comunicar com o público, e para ser um local onde possa existir uma troca de experiências. O museu não apenas pesquisa e preserva, mas comunica tais conhecimentos. As inúmeras pesquisas realizadas em um museu contribuem para o desenvolvimento dos saberes humanos, mas qual é o real alcance desse conhecimento? Permaneceria ele contido dentro dos muros do museu e da Academia? É pensando nesse alcance que situamos a exposição “Objects of Wonder” no National Museum of Natural History em Washington DC. Aberta para visitação em 2017, esta exposição tem por objetivo mostrar ao visitante a origem e uso dos objetos que fazem parte das coleções sob a guarda do museu. Por meio de vitrines temáticas, a exposição apresenta ao visitante os diferentes departamentos do museu e como os conhecimentos são gerados pelas coleções. O presente artigo faz uma análise desta exposição, desde sua estrutura até os discursos envolvidos, com especial ênfase na função comunicacional dos museus.
Downloads
Referências
BENCHETRIT, Sarah Fassa. Os museus e a comunicação. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano; BENCHETRIT, Sarah Fassa (eds.). Museu e comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010, p.11-15.
BERGERON, Yves. Los museos y la crisis: tendencias en los museos norteamericanos. Revista de la Subdirección General de Museos Estatales, n. 5-6, 2009-2010, p.58-67.
BOMBONATO, Rebeca Ribeiro. Duas leis, um museu: o caso do National Museum of the American Indian, o Native American Graves Protection and Repatriation Act e o National Museum of the American Indian Act. Revista de Arqueologia, v. 33, n. 3, p. 242–256, 2020.
CURY, Marília Xavier. Museus em transição. In: SISEM SP - Sistema Estadual de Museus. (Org.). Museus - O que são, para que servem? Bodowski: ACAM Portinari, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2011, v. , p. 17-28.
CURY, Marília Xavier. Comunicação museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. Tese de doutorado, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2005.
DAVALLON, Jean. Comunicação e sociedade: pensar a concepção da exposição. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano; BENCHETRIT, Sarah Fassa (eds.). Museu e comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010, p.16-34.
DIAS, Juliana Braz. Histórias contadas: análise de uma experiência entre os Anishinabe. Horizonte Antropológico, n 53, 2019, p.257-281
ESTADOS UNIDOS. Public Law 101-601 -Native American Graves Protection and Repatriation Act. Washington DC, Novembro 1990. Disponível em https://www.govinfo.gov/content/pkg/STATUTE-104/pdf/STATUTE-104-Pg3048.pdf. Acessado em 04/09/2020.
FERGUSON, Bruce W. Exhibition rhetorics: material speech and utter sense. GREENBERG, Reesa; FERGUSON, Bruce W.; NAIRNE, Sandy (eds.). Thinking about exhibitions. Routhledge: Londres, 1996.
HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museums and their visitors. Routhledge: Londres, 1994.
KEENE, Suzanne. Fragments of the world: uses of museum collections. Elsevier Butterworth-Heinemann: Oxford, 2005
LIMA, Leilane Patricia de. A arqueologia e o patrimônio arqueológico indígena em exposições museais no centro-oeste de São Paulo e norte do Paraná: questões preliminares. In: CURY, Marília Xavier. Direitos indígenas no museu: novos procedimentos para uma nova política – a gestão de acervos em discussão. São Paulo: Secretaria da Cultura; ACAM Portinari; Museu de Arqueologia e Etnologia/USP, 2016. p. 115- 127.
LIMA, Leilane Patricia de. A comunicação em museus e a temática indígena em exposições: questões gerais e desafios atuais. In: CURY, Marília Xavier. Museus etnográficos e indígenas: aprofundando questões, reformulando ações. São Paulo: SEC; ACAM Portinari; MAE-USP, 2020. p. 201-218.
LIVNE, Inbal. Nature and culture in museums: an introduction. Journal of Museum Ethnography, n. 29, 2016, p.3-10.
McKEOWN, C.Timothy; HUTT, Sherry. In the smaller scope of conscience: the Native American Graves Protection & Repatriation Act twelve years after. UCLA Journal of Environmental Law and Policy, v.21, n.3, p. 153-212, 2003.
OBJECTS OF WONDER. Acessado em 15/06/2021. Disponível em <https://naturalhistory2.si.edu/vt3/NMNH/z_tour-146.html>.
OEHSER, Paul H.; HESKETT, Louise. The Smithsonian Institution. 2 ed. Routledge: Nova Iorque, 2019.
SHEETS-PYENSON, Susan.'Cathedrals of science: the development of colonial natural history museums during the late nineteenth century'. History of Science, n.25, 1986, pp. 279-300.
SMITHSONIAN INSTITUTION. A brief history of NMNH. Acessado em 23/06/2021a. Disponível em: <https://naturalhistory.si.edu/about>.
SMITHSONIAN INSTITUTION. Forensic Anthropology. Acessado em 23/06/2021b. Disponível em: <https://naturalhistory.si.edu/education/teaching-resources/written- bone/forensic-anthropology>.
WEIL, Stephen. Rethinking the museum and other meditations. Smithsonian Institution Press: Washington D.C, 1990, p. 57–61.
ZAVALA Lauro. La educación y los museos en una cultura del espetáculo. In: ENCUENTRO NACIONAL ICOM/CECA MÉXICO. La educación dentro del museo, nuestra propria educación, 2, 2001, Zacatecas, Memoria: ICOM México/CECA, 2003, p.19-31.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rebeca Ribeiro Bombonato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.