A importância do controle climático em museus
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89842Palavras-chave:
Conservação, Higienização, Infestação biológica, FungosResumo
Entre os principais fatores climáticos que causam interferência nas coleções e devem ser controlados pelo sistema de climatização estão à temperatura, umidade absoluta, saturação e a condensação. Durante o monitoramento do acervo etnográfico exposto no Museu das Culturas Dom Bosco verificou-se a ocorrência de infestação causada por fungos. A presença desses organismos indicou que os artefatos estavam susceptíveis a danos permanentes e de difícil restauração, devido à rápida taxa de reprodução desses organismos em condições favoráveis e ao modo pelo qual utilizam o substrato para alimentação. Desse modo, a equipe administrativa, junto à equipe técnica, decidiu antecipar a instalação do sistema de climatização do salão de exposição permanente. Além da instalação dos climatizadores foram estabelecidas várias medidas associadas ao controle e manutenção da temperatura e umidade estabelecidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-09
Como Citar
Cheung, K. C. (2008). A importância do controle climático em museus. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (18), 299-306. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89842
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).