O temazcal entre passado e presente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89891Palavras-chave:
Temazcal, Comadronas, Parto, Binômio quente/frioResumo
O presente trabalho faz parte de uma reflexão sobre o fenômeno do Ressurgimento Maia e, em especial, sobre o seu desejo de integração entre a medicina tradicional e a medicina oficial. Neste trabalho, a discussão limitou-se às práticas tradicionais das comadronas de língua maia por ocasião do parto e focalizou-se a atenção principalmente no temazcal. Lançando mão da análise histórico-religiosa, indagou-se sobre os significados que esta instituição tinha na época pré-colombiana e delineou-se, ainda que sumariamente, a sua evolução no decorrer do tempo. Em uma relação dialética com a visão de mundo ocidental, o temazcal transformou-se, conforme os resultados a que nos conduziu a nossa análise, de teatro de uma tensão com o inframundo, para permitir que emergisse e fosse posteriormente “re-criada” culturalmente uma nova vida, a lugar que libera o “calor” indispensável ao aquecimento da puérpera, que no parto atinge o seu estado de máximo frio (Guatemala) ou a lugar místico no qual vivenciar um contato com a Mãe Terra (México).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-17
Como Citar
Peretti, L. (2009). O temazcal entre passado e presente. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (19), 285-307. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89891
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.