Juntos na costa: zooarqueologia e geoarqueologia de sambaquis do litoral sul catarinense
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89910Palavras-chave:
Sambaquis, Arqueologia costeira, Zooarqueologia, Geoarqueologia, MicromorfologiaResumo
Neste artigo, explora-se a contribuição que análises zooarqueológicas e geoarqueológicas podem fornecer ao entendimento da sucessão deposicional de sambaquis. Esta abordagem combinada é aplicada ao estudo de dois sambaquis que representam parte da diversidade dos sítios da costa sul de Santa Catarina: Jabuticabeira II, sambaqui-cemitério, cujas pesquisas tiveram papel decisivo para uma compreensão mais detida do ritual funerário; e Encantada III, um sambaqui pequeno que, apesar de sua aparente simplicidade, apresenta um desafio para a definição de sua função. Em Encantada III, tanto a Zooarqueologia como a Geoarqueologia contribuiram para uma melhor caracterização do seu papel enquanto depósito resultante de curto prazo, porém, de permanência duradoura. Ambos os sambaquis, bem como suas atribuições práticas e simbólicas, são exemplos da complexa dinâmica envolvida na construção antrópica da paisagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-09
Como Citar
Klokler, D., Villagrán, X. S., Giannini, P. C., Peixoto, S., & DeBlasis, P. (2010). Juntos na costa: zooarqueologia e geoarqueologia de sambaquis do litoral sul catarinense. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (20), 53-75. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89910
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).