Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165507Palavras-chave:
Mindfulness, Online, Semiótica Discursiva, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo: identificar como o texto verbo-visual do curso produz sentidos e como isso pode auxiliar na construção do design de outros cursos. Método: foi feita a análise semiótica de duas práticas e de um print de tela do curso denominado
Programa de Autocuidado Baseado em Mindfulness, na modalidade Educação à Distância, desenvolvido pelo Centro
Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (“Mente Aberta”), do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Foram avaliados os elementos estéticos que contribuiriam para a construção de um ambiente de prática eufórico (ligado à saúde) e estabelecidas relações entre o plano de conteúdo e o plano de expressão das práticas, responsáveis pela construção de um sistema semissimbólico. Resultados: confirmou-se a valorização de uma estética da simplicidade de cores e
formas que converge para uma afirmação dos valores calma e bem-estar compatíveis com as práticas de mindfulness. Conclusão: a partir dessa análise, busca-se refletir sobre as
bases para o desenvolvimento de modelos comunicacionais relacionados à promoção da saúde em ambiente digital.
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