O Comitê de Ética em Publicações (em inglês Committee on Publication Ethics – COPE) está comprometido em educar e apoiar editores, editores e todos aqueles envolvidos na ética em publicações com o objetivo de mover a cultura editorial para uma em que as práticas éticas se tornem uma parte normal da cultura editorial.
Esse documento de discussão COPE é uma tradução livre e inicia um processo de abordar a ampla gama de temas, desafios e mudanças necessárias para estabelecer uma comunidade editorial científica mais inclusiva e diversa [1].
A introdução fornece o contexto, a escala e o escopo do documento ao abordar as questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão (DEI). As recomendações iniciais para a promoção da justiça social e igualdade na publicação acadêmica giram em torno de quatro temas principais: identificação de temas de discriminação, questões representacionais na discriminação e marginalização da força de trabalho, impacto de práticas discriminatórias na revisão por pares e tomada de decisão editorial e a marginalização de tópicos de pesquisa por meio de léxicos e algoritmos de citação.
Pontos chave
O escopo deste tópico é amplo e complexo, e convida várias opiniões sobre soluções e ações adequadas. Consequentemente, este é um documento de discussão, em vez de uma orientação prescritiva com relação ao tratamento das questões.
O estabelecimento de práticas não discriminatórias na atividade acadêmica pode exigir um repensar das noções de especialização e conhecimento em um campo para incorporar posições sociais cientificamente válidas.
Práticas discriminatórias no desenho ou implementação de pesquisas podem resultar no tratamento antiético de certas pessoas em seres humanos ou participantes da pesquisa.
A representação de gênero entre os funcionários em toda a força de trabalho da publicação acadêmica não é equilibrada, com lacunas na representação equitativa para pessoas de cor, pessoas com deficiência e pessoas com identidades de gênero diferentes.
Pesquisas sobre a composição de conselhos editoriais sugerem preconceito contra as mulheres e fatores geográficos que favorecem autores da América do Norte e da Europa.
A parcialidade e o preconceito injustificado na revisão por pares ou na tomada de decisão editorial não representam a melhor prática rigorosa na busca pelo conhecimento.
Características compartilhadas entre autor e revisor têm impacto na revisão por pares e nos resultados da publicação.
Os requisitos do idioma inglês para indexar bancos de dados podem estar catalisando e sustentando comportamentos de publicação tendenciosos, discriminatórios e desproporcionais em todo o mundo.
O compromisso com os princípios éticos de diversidade, equidade e inclusão deve incluir o desenvolvimento e a implementação da política de DEI.
É responsabilidade do editor lidar com as consequências de atos de discriminação dentro de um periódico específico ou que tenham impacto sobre ele.
O COPE agradece feedback de editores, editores de periódicos, revisores, pesquisadores, instituições, bibliotecários, financiadores e outras partes interessadas sobre o assunto. Adicione seu feedback abaixo.