• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Aromateca – Uma biblioteca de aromas

Release de Margareth Artur para o Portal de Revistas da USP

As culturas mais antigas como Grécia, Roma, Índia, China e Egito já valorizavam os benefícios terapêuticos dos óleos de plantas aromáticas, ou óleos essenciais, termo assim denominado no século XVI e introduzido por Paracelso, médico e alquimista, que acreditava, assim como outros estudiosos do assunto, que os óleos eram portadores da “alma da planta”. A equipe da Biblioteca do Senac Saúde e Beleza em Florianópolis criou a Aromateca Saúde & Beleza de Óleos Essenciais e Vegetais, uma iniciativa estratégica de ensino que disponibiliza um espaço interativo visando juntar os conhecimentos teórico e prático para alunos dos cursos de “massoterapia, estética, podologia e manicure, que estudam tais óleos dentro de sua grade curricular“, afirmam os autores do Relato publicado na revista InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação,  Cavaglieri, Padilha e Prado, que nos contam como foi formada a Aromateca, uma nova fonte de informação para o público acadêmico.

Foto: Aromateca Saúde & Beleza (Reprodução) – Fonte: autores, 2017

A Biblioteca do Senac Saúde e Beleza  promove eventos, cursos de capacitação, treinamentos e ações socioculturais que beneficiem seu público alvo“, oferecendo aos alunos serviços como empréstimo entre as 26 bibliotecas da rede Senac. Na Aromateca estão disponíveis os aromas de 18 óleos essenciais de plantas como erva doce, citronela, cravo, e outros que podem ser combinados com os óleos vegetais, tais como argan, jojoba, rosa mosqueta, abacate, amêndoas doces, gérmen de trigo, girassol e semente de uva, a atuarem como intermediadores para aplicação direta na pele. Os óleos essenciais são utilizados há milênios para banhos terapêuticos, tratamentos medicinais e de beleza, ou como parte de rituais ancestrais religiosos. Extraídos de glândulas de caule, folha, fruto, casca de plantas ou flores, esses óleos são os preferidos para massagem corporal ou diluídos em água de banho.

É inegável os benefícios dos óleos essencias como auxiliares para relaxamento das tensões do dia a dia, pois “estimulam diretamente a circulação sanguínea e linfática“, desencadeando a liberação das toxinas do organismo. O emprego dos óleos essenciais não pára aí: servem para aromatizar ambientes, cicatrizar feridas e cortes, para dores em geral, no alívio de irritação na pele, micoses, eczemas, inchaçõs e queimaduras solares, problemas capilares, rinite e sinusite, torcicolo, distúrbios intestinais, sem contar o alívio para distúrbios emocionais como depressão, ansiedade, insônia e medo,  auxiliando  nos “problemas psíquicos e respiratórios, além de ativar competências como, a criatividade, o bem-estar, a tranquilidade e a concentração, em ambientes profissionais ou residenciais, podendo atingir um grupo maior de pessoas“, explicam os autores.

A área de pesquisa sobre os óleos essenciais ampliou-se pelo conhecimento de ervas medicinais e seus efeitos terapêuticos, conhecido pela área da aromaterapia. Como os óleos essenciais ou óleos etéreos evaporam no ar, precisam ser diluídos em óleos vegetais, para a correta aplicação e aderência na pele. A Aromateca, ressaltam os autores, é conhecida como “caixa de aromas” ou ” biblioteca de aromas”, “organizado de maneira técnica conforme as competências e habilidades de um  bibliotecário, tornando assim o espaço especializado“. Embora os comprovados benefícios da Aromaterapia, Cavaglieri, Padilha e Prado alertam para o cuidado na utilização da mesma “para pessoas que possuam problemas graves de doenças”, aconselhando o parecer de um médico.

A criação da Aromateca contou com a parceria de empresas do ramo, a primeira a introduzir os óleos essenciais em bibliotecas, possibilitando um aprendizado significativo com a troca de experiências entre os alunos e os professores. Esse espaço possibilitou a divulgação dos óleos essenciais e seus benefícios – uma fonte natural alternativa  para tratamentos. O projeto é inovador e, de acordo com os autores, “o retorno positivo dos professores e estudantes demonstra o efeito benéfico que uma nova fonte de informação pode ter na vida dos profissionais, contribuindo de forma significativa para sua formação. benefícios para saúde, bem-estar e beleza”. 

_________________________________________________

Artigo

CAVAGLIERI, Marcelo; PADILHA, Tamara de Souza; PRADO, Jorge Moisés Kroll do. Implantação de uma aromateca de óleos essenciais em uma biblioteca especializada. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, SP, v. 8, n. 2, p. 192-204, out. 2018. ISSN: 2178-2075. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p192-204. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/126390. Acesso em:  08 fev. 2019.

Contatos

Marcelo Cavaglieri  – Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e bibliotecário do Senac Saúde e Beleza. marceloglieri@yahoo.com.br

Tamara de Souza Padilha – Pós-graduanda em Tecnologias na Aprendizagem pelo Centro Universitário Senac  São Paulo e auxiliar de Biblioteca no Senac Saúde e Beleza. tamarasp_@hotmail.com

Jorge Moisés Kroll do Prado – Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac Santa Catarina. jorge.exlibris@gmail.com

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais