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Facebook como plataforma complementar ao ensino de língua portuguesa

Release de Margareth Artur para o Portal de Revistas da USP, São Paulo, Brasil

 

Universo virtual e universo acadêmico – interação necessária

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  Dicionário. Foto: Marcos Santos/USP

Hoje, a tecnologia se insere também nos segmentos sociais, pois a cultura digital é uma realidade incontestável, que abarca também a língua e a linguagem. Essa nova sociedade lança novos desafios para os alunos de língua portuguesa, do momento em que eles se deparam, no cotidiano, com várias formas e possibilidades de expressão escrita digital, como na rede social Facebook. Eunice Braga Pereira apresenta a relação de alunos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a escrita acadêmica e a escrita digital, em artigo publicado na última edição da revista Linha D’Água. Seu ponto de interesse é o uso do Facebook como plataforma complementar e eficiente de ensino.

A autora explica que os múltiplos usos da cultura digital podem interferir positivamente na formação dos professores de língua portuguesa, já que as práticas de linguagem são bastante influenciadas por esses usos. No intuito de reunir atividades interativas que estimulem a aprendizagem de práticas acadêmicas e aquelas inerentes ao mundo digital, ela utilizou o blended learning, metodologia que mistura o ensino presencial ao online, um processo de “interação entre o letramento acadêmico e o letramento digital”.

“Novos dispositivos eletrônicos, de modo particular os que são conectados à internet, têm ampliado as possibilidades de interação não somente por meio da escrita, mas também por meio de […] imagem, som, movimento”, afirma a autora. Ela observa que a sociedade atual precisa estar aberta a novas práticas de linguagem que passam a ser exigidas pela inserção intensa das redes sociais.
Outro ponto destacado é o fato de a presença das redes sociais tornar-se uma alternativa para a necessidade de ampliação de tempo dedicado a discussões e debates que as aulas presenciais, muitas vezes, não disponibilizam. “O trabalho em um espaço alternativo, como uma rede social, tornou-se uma possibilidade viável de se promover o letramento acadêmico dos alunos”, explica Pereira.

O projeto de pesquisa inclui, além das aulas presenciais, a exposição das tarefas solicitadas e a divulgação das mesmas, comentários e debates via Facebook, além de um pequeno ensaio acadêmico sobre um tema da disciplina “Compreensão produção escrita em português”. A professora utiliza a formação de grupos no Facebook para desenvolver um fórum didático em que os alunos compartilham informações, conhecimento e opiniões, por meio de discussão de temas pertinentes à proposta de estudo. “Os grupos do Facebook têm grande potencial para que se desenvolvam tarefas com finalidades didáticas”, relata.
Assim, a autora mostra que é possível, por meio da escrita na rede social, que o letramento acadêmico se desenvolva, tanto pelo objetivo, pela reflexão, quanto pelas posturas subjetivas dos alunos expressas pela inserção de citações no texto e pela presença da argumentação, traços típicos das práticas e escrita acadêmicas. “A mediação tecnológica de uma rede social favoreceu não somente o letramento digital, mas também o acadêmico desses alunos”, conclui.

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Artigo

PEREIRA, Eunice Braga. Do letramento digital ao acadêmico: dinâmica interacional e práticas de escrita no Facebook. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 67-86, jun. 2015. ISSN 2236-4242. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96988>. Acesso em: 21 Jul. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86.

Contato

Eunice Braga Pereira – Professora da Universidade Federal do Pará – UFPA, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL – UFPA, Belém, PA, Brasil.
E-mail: nibrape@yahoo.com

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