• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Fitoterapia e Farmácias vivas

A revista Medicina (Ribeirão Preto) apresenta Suplemento dedicado ao tema da fitoterapia e farmácias vivas.

O Estado de São Paulo tem um importante histórico de iniciativas e projetos na área de plantas medicinais, fitoterapia e farmácias vivas. A necessidade de integração dos diferentes grupos de trabalho motivou a criação, em 2021, do Grupo de Farmácias Vivas do Estado de São Paulo, com o propósito de unir os diferentes atores responsáveis por estes projetos, a fim de promover um espaço para troca de experiências e para fortalecer e dar visibilidade aos projetos com plantas medicinais.

Identificou-se, nos debates do Grupo, a necessidade de se produzir uma coletânea de textos que relatasse essas iniciativas.

Assim, o objetivo deste suplemento é reunir experiências, entrevistas e relatos de caso de projetos e iniciativas em plantas medicinais, fitoterápicos e farmácias vivas no Estado de São Paulo, possibilitando ao leitor acesso a um panorama da fitoterapia no estado.

Os textos apresentados neste suplemento, além de relatar, pelo menos em parte, a experiência de vários grupos de trabalho com plantas medicinais, produção de fitoterápicos e implantação de farmácias vivas, podem ser úteis para direcionar e implementar políticas públicas no contexto da fitoterapia no Estado de São Paulo.

Além disso, este material mostra lacunas, dificuldades e avanços na área, que podem ser considerados pelo Subgrupo Bipartite de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos, vinculado ao Grupo Técnico Bipartite de Assistência Farmacêutica, para a elaboração da Política Estadual de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos no Estado de São Paulo.

O suplemento contempla os trabalhos realizados por diferentes grupos que trabalham com plantas medicinais e fitoterápicos no Estado de São Paulo.

Apresenta também os abundantes usos das plantas medicinais no SUS e deixa ver a riqueza social produzida com as diferentes experiências locais, as quais, certamente, serão ainda mais significativas quando apoiadas por uma Política de Plantas Aromáticas, Medicinais e Fitoterápicos do Estado de São Paulo. Esperamos que conteúdo apresentado neste suplemento possa ser útil para que o objetivo de institucionalizar a fitoterapia no Estado de São Paulo possa ser alcançado.

Vale a pena a leitura!

MEDICINA (Ribeirão Preto) v. 56 n. 2 (2023): Suplemento 1 – Farmácias Vivas no Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/issue/view/12989 Acesso em: 10 out. 2023

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais