• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Imagens, inteligência artificial e a incontornabilidade da metacrítica

Artigo sobre o tema faz parte da nova edição da revista RuMoRes; publicação adota nova linha editorial e passa a contemplar estudos da crítica de mídia

Este texto discute a imagem digital e evidencia como a inteligência artificial contemporânea, ao quebrar o referente real da imagem técnica, oferece uma mudança de paradigma para a representação imagética. Essa ruptura cria um receio e uma desconfiança do real no espectador de toda e qualquer imagem, seja analógica ou digital, o que cria uma pergunta implícita para esse sujeito: “será isto real?”.

A proposta deste artigo é mostrar que essa dúvida tende a se tornar indissociável das imagens e do observador contemporâneo, o que favorece o desenvolvimento de uma postura mais analítica e crítica, em que o observador abandona uma postura exclusivamente diegética para assumir também uma leitura metacrítica. Autores como Bernard Stiegler, Thomas Mitchell e Hans Belting são analisados.

É desse assunto que Felipe Muanis, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trata em seu artigo Imagens, inteligência artificial e a incontornabilidade da metacrítica. O pesquisador aponta que o uso da inteligência artificial contemporânea, no contexto da imagem digital, rompe com o referente real de uma imagem técnica (algo preexistente na realidade ou na mente de um indivíduo) e traz à tona uma dúvida que hoje se torna indissociável das representações e de quem as observa.

“Essa ruptura cria um receio e uma desconfiança do real no espectador de toda e qualquer imagem, seja analógica ou digital, o que cria uma pergunta implícita para esse sujeito: será isto real?”, aponta Felipe.

Celebrando uma nova linha editorial, a revista RuMoRes passa a tratar da crítica da mídia em sua última edição. “O periódico recebe artigos dedicados ao estudo da crítica relacionada às mais diferentes expressões da cultura midiática que tragam contribuições teórico-metodológicas sustentadas em análises reflexivas”. 

A nova edição conta com o dossiê Modalidades da Crítica Midiática em Tempos Críticos. São 12 artigos de pesquisadores e pesquisadoras da Rede Metacrítica de Pesquisa em Cultura Midiática e uma entrevista. Os artigos tratam de temas como inteligência artificial, moda e audiovisual. 

A íntegra da edição atual e as edições passadas podem ser acessadas no link: https://www.revistas.usp.br/rumores

Alguns trechos foram reproduzidos a partir da matéria Rosiane Lopes

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais