• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Programas de publicação de bibliotecas: sustentabilidade e escalabilidade

Release de Elisabeth Dudziak – Portal de Revistas da USP

Quando falamos de publicações acadêmicas nas universidades, abordamos mais que as editoras, nos referimos ao serviços de publicações acadêmicas e científicas gerenciados por Bibliotecas Universitárias.

Recentemente, um artigo publicado na prestigiosa revista Journal of Librarianship and Scholarly Communication intitulado Library Publishing Programs at Capacity: Addressing Issues of Sustainability and Scalability [1], apresentou a evolução das atividades de publicação e discutiu as mudanças nas metas gerais, direção e serviços que foram feitos em dois programas de publicação de bibliotecas na Pacific University e na University of South Florida, quando eles não puderam mais expandir seus programas devido à incapacidade de contratar funcionários adicionais e realocações de pessoal instigadas pelo COVID-19. O programa de publicação da Pacific University cresceu a partir de seu repositório institucional e, em seu auge, publicou sete periódicos de acesso aberto. Além disso, a Pacific University Libraries fundou uma University Press em 2016, que publicou seis livros a partir de 2021. O programa de publicação da University of South Florida começou a publicar periódicos de acesso aberto em 2008 e cresceu para incluir mais de 20 periódicos.

Por que esse artigo é relevante para as universidades brasileiras e latino-americanas?

Simplesmente porque fazemos muito mais, às vezes com muito menos. Diversas universidades brasileiras mantêm programas e apoio a publicações acadêmicas e científicas por meio de suas bibliotecas [2], bem como portais que hospedam revistas (e-journals) e livros digitais (e-books), fornecendo também serviços qualificados de revisão e padronização de metadados, ativação de DOIs junto à Crossref, bem como soluções de problemas e orientações a editores e assessores. Além das revistas mantidas por docentes dedicados à editoração, também há o apoio a revistas estudantis de alta qualidade e relevância.

É preciso mencionar que tais iniciativas não são locais nem regionais, mas internacionais, congregadas pela Library Publishing Coalition [2], que todos os anos apresenta o Library Publishing Directory [3]que fornece um instantâneo anual das atividades de publicação de bibliotecas acadêmicas e de pesquisa, incluindo informações sobre o número e os tipos de publicações que produzem, os serviços que oferecem aos autores, como são contratados e financiados e seus planos futuros.

Ao documentar a amplitude e profundidade das atividades neste campo, este recurso visa articular o valor único da publicação de bibliotecas; estabelecê-las como uma comunidade de prática significativa e crescente; e aumentar sua visibilidade em várias comunidades de interessados, incluindo administradores, agências de financiamento, outros editores acadêmicos, bibliotecários e criadores de conteúdo, que inclui, além de revistas e livros digitais, trabalhos de conclusão de cursos, teses e dissertações. De acordo com o Diretório, mais de 60% (87) dos editores de bibliotecas são organizados como uma unidade ou departamento centralizado de publicação de bibliotecas, enquanto aproximadamente 22% são organizados em várias unidades ou departamentos dentro da biblioteca. Os editores de bibliotecas continuam a relatar programas que fizeram progressos substanciais, indo além dos esforços iniciais.

A Universidade de São Paulo encontra-se registrada neste Diretório, como se vê na Imagem 1 a seguir:

Imagem 1 – Registro da Universidade de São Paulo no Library Publishing Directory 2021, publicado em 2022 [4].

A Universidade de São Paulo (USP) mantém diversos serviços de publicação, a começar pelo Portal de Revistas USP – http://www.revistas.usp.br que hoje congrega o conteúdo de acesso aberto de 200 títulos publicados por unidades, institutos, centros e museus da universidade a partir do credenciamento no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP (Confira os critérios de credenciamento de revistas USP), dentre os quais 150 encontram-se em plena atividade editorial, conforme dados apresentados no Gráfico 1 a seguir:

Gráfico 1 – Evolução do número de títulos publicados no Portal de Revistas USP (2008-2021)

Fonte: AGUIA/USP – Portal de Revistas USP – Dados de 2008-2021. Posição: 31.12.2021

Só no ano passado foram contabilizados mais de 13 milhões e meio de downloads, como demonstra o Gráfico 2 abaixo. Confira também a classificação das Revistas da USP no Qualis CAPES (2013-2016) e outros indexadores.

Gráfico 2 – Evolução do número de downloads de artigos do Portal de Revistas USP (2015-2021)

Fonte: AGUIA/USP/Google Analytics – Dados de 2021: Posição 01.01.2021 a 31.12.2021

Além disso, mantém o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo – http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP que possui neste exato momento 588 obras publicadas, que contêm ao menos um autor da USP e ISBN em nome de alguma unidade USP (Confira os critérios de submissão de obras). Todos os conteúdos são de acesso aberto podem ser baixados na íntegra, sem custos. O Gráfico 3 apresenta a evolução do número de obras publicadas no período de 2018 a abril de 2022.

Gráfico 3 – Evolução do número de livros publicados no Portal de Livros Abertos da USP (2018-abr. 2022)

Fonte: AGUIA/USP – Portal de Revistas USP – Dados de 2008-abiril 2022. Posição: 04.04.2022

É um fabuloso empreendimento que não deve ser relegado a segundo plano, uma vez que envolve pessoas e profissionais que atuam em muitas das unidades, institutos, centros e museus da USP, abrangendo as diversas áreas de conhecimento. Só em 2021 foram mais de 1 milhão de acessos, como se pode constatar no Gráfico 4, a seguir:

Gráfico 4 – Evolução do número de acessos ao Portal de Livros Abertos da USP (2018-2021)

Fonte: AGUIA/USP/Google Analytics – Dados de 2021: Posição 01.01.2021 a 31.12.2021

E o que dizer do Portal de Teses e Dissertações da USP – https://teses.usp.br/ ? Até hoje, dia 04 de abril de 2022, foram publicadas digitalmente 104.208 teses e dissertações defendidas na universidade, um processo em andamento que inclui a digitalização retrospectiva de documentos mais antigos e documentos nascidos digitalmente, num esforço conjunto promovido por diversos atores: os próprios autores, orientadores, bibliotecários e analistas. O Gráfico 5 apresenta a evolução do número de acessos à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP no período de 2018 a 2021.

Gráfico 5 – Evolução do número de acessos à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (2018-2021)

Fonte: AGUIA/USP/Google Analytics – Dados de 2021: Posição 01.01.2021 a 31.12.2021

Finalmente, não podemos deixar de mencionar a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP (BDTA) – https://bdta.aguia.usp.br/ instituída oficialmente pela Resolução CoCEx-CoG Nº 7497, de 09 de abril de 2018, que regulamentou a disponibilização de trabalhos acadêmicos em formato digital tais como Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação, Trabalhos de Conclusão de MBAs, Trabalhos de Conclusão de Residência Médica, além dos Trabalhos de Conclusão de Especialização. Hoje, há 3.626 registros catalogados. Só em 2021, a BDTA obteve mais de 92 mil acessos. O Gráfico 6 a seguir, apresenta a evolução de acessos até o final de 2021.

Gráfico 6 – Evolução do número de acessos à Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP (2018-2021)

Fonte: AGUIA/USP/Google Analytics – Dados de 2021: Posição 01.01.2021 a 31.12.2021

Muitos Portais e Bibliotecas Digitais? Para selecionar os conteúdos a partir de uma única Plataforma, utilize o serviço de Busca Integrada da USP – https://www.buscaintegrada.usp.br/ – um Metabuscador que congrega registros de documentos e materiais impressos e digitais (com links).

Frente aos dados apresentados, revela-se o sucesso, o esforço e a dedicação de todos os envolvidos na Universidade de São Paulo e sua inestimável contribuição ao aumento da visibilidade da produção intelectual acadêmica e científica da universidade. Além dessas duas iniciativas institucionais, em muitas unidades da universidades, colegas fazem esse mesmo trabalho, que envolve docentes, discentes, analistas e bibliotecários.

== REFERÊNCIAS ==

[1] MEETZ, J. ; BOCZAR, J., Library Publishing Programs at Capacity: Addressing Issues of Sustainability and Scalability, Journal of Librarianship and Scholarly Communication v. 10 n.1, 2022. Disponível em:  https://doi.org/10.31274/jlsc.12909  Acesso em: 04 abril 2022.

[2] HAWKINS, K.; LIPPINCOTT, S.; McCORMICK, M. What are libraries doing as publishers? [Conference presentation]. American Association of University Presses 2014, New Orleans, Louisiana, United States. Disponível em: https://educopia.org/what-are-libraries-doing-as-publishers/ Acesso em: 04 abril de 2022.

[3] LIBRARY PUBLISHING COALITION. About us. 2021. Disponível em: https://librarypublishing.org/about/  Acesso em: 04 abril 2022.

[4] LIBRARY PUBLISHING COALITION. Library publishing directory. Disponível em: https://librarypublishing.org/wp-content/uploads/2022/01/Library-Publishing-Directory_2022_web.pdf Acesso em: 04 abril de 2022.

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais