• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Teatros Negros: quando a cultura é política

Como qualquer manifestação cultural, as experiências estéticas produzidas pelos teatros negros também passaram por amplas transformações. Em artigo publicado na Revista de Antropologia, a autora Terra Johari Terra traz à luz algumas trajetórias dos teatros negros brasileiros, com foco em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, no período entre a ditadura civil-militar na década de 1970 e a primeira década dos anos 2000, analisando a centralidade da articulação entre cultura e política que possibilitou sua expansão contemporânea.

Ao longo desse período, enquanto a reorganização dos movimentos negros pavimentava o caminho para incidir nas políticas do Estado brasileiro e conquistava avanços na Constituição de 1988, os teatros negros passaram por mudanças e atuaram nas políticas culturais, conquistando maiores possibilidades materiais, estéticas e técnicas, porém ainda enfrentando os obstáculos persistentes impostos pelo racismo no país.

Sobre o período de fundação dos grupos, cinco foram criados na década de 1990, e oito a partir de 2000, sendo o mais antigo deles, o Bando de Teatro Olodum. Outro ponto interessante se refere ao nome dos grupos. Eles fazem referência expressa a culturas negras, posicionando-se assim também politicamente.

A maioria dos artistas desse universo possui formação acadêmica, superior ou técnica em teatro, tendo formado coletivos a partir do desejo de criar núcleos negros, já que são inúmeros os enfrentamentos cotidianos na atividade profissional.

A autora não apresenta uma conclusão definitiva, mas sinaliza para esta questão sensível que aparece em relação a esta produção.

Confira o artigo completo:

TERRA, T. J. Quando a Cultura é Política: Teatros Negros e Políticas Culturais no final do século XX e início do século XXI. Revista de Antropologia[S. l.], v. 66, p. e202290, 2023. DOI: https://www.doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2023.202290. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/202290. Acesso em: 21 nov. 2023.

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais