Avaliação isocinética. Análise do desempenho muscular de flexores e extensores de joelho em jovens desportistas praticantes de voleibol

Autores

  • Abel Oliveira Lúcio Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Gilson Tanaka Shinzato Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Linamara Rizzo Battistella Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina https://orcid.org/0000-0003-0355-9697
  • Marcio Basyches Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

Palavras-chave:

Joelho, Voleibol

Resumo

O propósito deste estudo foi descrever dados obtidos na medição da força de grupos musculares extensores e flexores de joelhos em jovens desportistas praticantes de voleibol. Quarenta e cinco jovens praticantes de voleibol - vinte e três (12 do sexo masculino e 11 do sexo feminino) classificados como ativos (A) e vinte e dois (10 do sexo masculino e 12 do sexo feminino) classificados como amadores (B) foram avaliados quanto a flexão e extensão de joelho em um dinamômetro isocinético modelo Cybex 6000, na velocidade de 60 graus por segundo. Os parâmetros de Peak Torque (PT), Peak Torque por peso corporal (PTP), Trabalho Total realizado (TI), e Trabalho Total realizado por peso corporal (TIP) foram analisados. Os resultados mostraram diferença significante em favor dos músculos de membros dominantes em relação aos não-dominantes responsáveis pela flexão de joelhos no grupo (A) masculino em todos os parâmetros, diferença significante no desempenho dos extensores de membros não dominantes do grupo (A) masculino em relação ao (B), e desempenho significantemente superior do grupo (B) feminino em relação ao das jovens do grupo (A) quanto aos flexores no parâmetro (TIP). Dados deste estudo mostraram ainda um desempenho significantemente superior dos jovens do sexo masculino comparativamente ao das jovens do sexo feminino nos parâmetros (PT) e (TI) , mesmo quando corrigidos pelo peso corporal, nos dois grupos estudados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Davies GJ. A compendium of isokinetics in clinical usage and rehabilitation techniques. 3rd ed. Onalaska: S&S Publishers; 1987.

Dvir Z. Isokinetics - muscle testing, interpretation and clinicai aplications. New York: Churchill Livingstone; 1995.

Perrin DH. Isokinetic exercise and assessment. Champaign: Human Kinetics; 1993.

Shinzatto GT, Battistella LR. Exercício isocinétlco: sua utilização para avaliação e reabilitação músculo-esquelética. Âmbito Medicina Desportiva. 1996;1:11-18.

Downloads

Publicado

1997-12-23

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Lúcio AO, Shinzato GT, Battistella LR, Basyches M. Avaliação isocinética. Análise do desempenho muscular de flexores e extensores de joelho em jovens desportistas praticantes de voleibol. Acta Fisiátr. [Internet]. 23º de dezembro de 1997 [citado 26º de abril de 2024];4(3):119-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102137