Análise dos resultados de qualidade de vida em idosos praticantes de dança sênior através do SF-36

Autores

  • Luciane Criado de Oliveira Hospital e Maternidade São Cristóvão - HMSC
  • Ercília Aparecida Pivoto Hospital e Maternidade São Cristóvão - HMSC
  • Patrícia Canteruccio Pontes Vianna Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

Palavras-chave:

Idoso, Qualidade de Vida, Terapia através da Dança, Questionários

Resumo

Avaliar o impacto da prática da Dança Sênior na saúde de idosos, através da aplicação do questionário de qualidade de vida SF-36. Foram selecionados 103 indivíduos com idade mínima de 60 anos e alfabetizados. Participaram da Dança Sênior durante quatro meses com freqüência semanal e duração de 60 minutos. O questionário foi aplicado no início e no final das participações. Através da análise estatística de probabilidade do teste não-paramétrico de Wilcoxon, observamos que há aumento significativo do score em todos os componentes avaliados pelo SF-36 (p < 0,001) comparados os momentos inicial e final da participação da Dança Sênior. Baseado nos parâmetros avaliados pelo SF-36, concluímos que a Dança Sênior mostrou-se eficiente como possibilidade terapêutica na melhora da qualidade de vida dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fundaçao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [sítio na Internet]. Brasília: IBGE; c2002. Disponível em: http://www.ibge.gov.br

Zimerman GI. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Galisteu KJ, Facundim SD, Ribeiro RCHM, Soler ZASG. Qualidade de Vida de idosos de um grupo de convivência com amensuraçao da escala de Flanagan. Arq Ciênc Saúde. 2006;13(4):209-14.

Ciconelli RM. Traduçao para o português e validaçao do questionário genérico de avaliaçäo de qualidade de vida medical outcomes study 36-item short-form health survey (SF-36) [Dissertaçao]. Säo Paulo: Universidade Federal de Säo Paulo; 1997.

Rosner B. Fundamentals of niostatistics. 2nd ed. Boston: PWS Publishers; 1986.

Instituiçao Bethesda. O que é Dança Sênior [texto na Internet]. Pirabeiraba: Instituiçao Bethesda; [citado 2009 Mar 2]. Disponível em: http://www.portalbethesda.org.br/site_portugues/danca/danca_senior.htm

D'Alencar BP, Mendes MMR, Jorge MSB, Rodrigues MSP. Significado da biodança como fonte de liberdade e autonomia na auto-reconquista no viver humano. Texto Contexto Enferm, Florianópolis. 2006;15(Esp):48-54.

Gobbi S, Ribeiro CP, Oliveira SRG, Quadros Junior AC. Efeitos da dança e do treinamento com pesos nos estados de ânimo de idosos. Rev Edu Física/UEM. 2007;2(18):161-8.

Downloads

Publicado

2009-09-09

Edição

Seção

Artigo Original