O olhar do usuário sobre o acolhimento em um serviço de reabilitação

Autores

  • Sirlaine Vieira da Cruz Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
  • Liliane Dias Ribeiro Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
  • Lúcia Helena de Assis Cabral Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
  • Rosana Ferreira Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v17i3a103359

Palavras-chave:

Serviços de Reabilitação, Terapia Ocupacional, Traumatismos da Mão, Acolhimento

Resumo

Dentre as novas medidas de atenção aos usuários propostos na Política Nacional de Humanização, destaca-se o acolhimento, que consiste na busca constante do reconhecimento das necessidades dos usuários e das formas possíveis de satisfazê-las. Estudos têm demonstrado a importância de um atendimento humanizado, onde a escuta do usuário torna-se um valioso instrumento para avaliar a efetividade do serviço oferecido à determinada população. O objetivo deste estudo foi descrever, a partir da perspectiva dos usuários, como é realizado o acolhimento em um serviço de reabilitação da mão e analisar os fatores mais relevantes. Foi adotada abordagem qualitativa e o recurso metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada onde os usuários foram questionados em relação ao acolhimento, considerando suas três dimensões: acesso, postura e técnica. A análise de conteúdo foi o método escolhido e consistiu em ordenação, classificação e análise final dos resultados. Participaram do estudo 12 usuários de um hospital público da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os usuários consideraram que um bom acolhimento refere-se à forma mais humanizada de ser recebido, isto é, com atenção, educação e carinho. A comunicação entre terapeuta e usuário demonstrou ser importante para se criar um vínculo entre ambos, construindo uma relação de confiança, gerando a satisfação do usuário e favorecendo a evolução do tratamento. Evidenciouse que realizar um bom acolhimento é um valioso instrumento terapêutico para o profissional de reabilitação. Apresentar boa capacidade de escuta e mostrar-se sensível às necessidades do usuário ajuda na redução dos medos e ansiedades naturais no início da reabilitação, facilitando todo o processo.

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Publicado

2010-09-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Cruz SV da, Ribeiro LD, Cabral LH de A, Sampaio RF. O olhar do usuário sobre o acolhimento em um serviço de reabilitação. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de setembro de 2010 [citado 3º de maio de 2024];17(3):122-5. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103359