Efeito da dominância lateral no desempenho da destreza manual em pessoas com síndrome de Down

Autores

  • Renata Guimarães Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elizeu Coutinho de Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5935/0104-7795.20120002

Palavras-chave:

Criança, Destreza Motora, Mãos, Síndrome de Down

Resumo

Objetivos: Avaliar o efeito da dominância lateral na destreza manual em um grupo de crianças e adolescentes com Síndrome de Down (SD) e comparar o resultado de participantes com SD com pessoas sem a síndrome. Métodos: Participaram do estudo 100 crianças e adolescentes de ambos os sexos e idade variando de 7 a 9 anos e de 14 e 15 anos. 50 pessoas tinham diagnóstico de SD (GSD) e 50 sem a síndrome (GC). O Teste Caixa e Blocos (TCB) foi usado por possibilitar avaliação da atividade motora a partir da contagem do número de blocos transferidos entre duas divisões de uma caixa padronizada. O TCB é simples e sua aplicação não demanda habilidades cognitivas complexas. Resultados: O número de blocos transferidos por minuto foi menor nos participantes do GSD do que os do GC, com evidente desvantagem na destreza manual para ambas as mãos. Não foi observado efeito de dominância no GSD, mas no GC este efeito foi observado com melhor desempenho no lado dominante. Conclusões: O TCB foi útil para a quantificação da destreza manual em pessoas com SD já que é de fácil aplicação e compreensão por pessoas com déficit cognitivo.

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Publicado

2012-03-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Guimarães R, Blascovi-Assis SM, Macedo EC de. Efeito da dominância lateral no desempenho da destreza manual em pessoas com síndrome de Down. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de março de 2012 [citado 1º de maio de 2024];19(1):6-10. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103673