Novos tempos, novas práticas: os desafios na formação dos profissionais de terapia ocupacional

Autores

  • Isa de Jesus Coutinho Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Karla Ribeiro dos Santos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Ana Joaquina das Mercês Mariani Passos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.5935/0104-7795.20120021

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação Superior, Terapia Ocupacional

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas ABP é um método de ensino-aprendizagem que se baseia em problemas reais ou simulados, focalizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Embora várias universidades no mundo tenham experimentado essa metodologia, poucos estudos trazem resultados sobre a sua utilização. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência com a ABP no curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em Salvador/Bahia. Método: Trata-se de uma abordagem qualitativa, que envolveu dezessete alunas do sexto semestre do curso de Terapia Ocupacional. Um instrumento padrão foi elaborado previamente para a pesquisa contendo sete questões. Resultados: Os principais resultados indicaram o uso da metodologia como positivo para a formação do terapeuta ocupacional, mas também o aspecto desafiador que o método apresenta para o aluno iniciante, além da necessidade de melhoria na formação profissional dos docentes envolvidos em sua aplicação. Conclusão: A insegurança dos participantes em gerir o próprio conhecimento, ou seja, a qualidade e necessidade do que foi aprendido - o “aprender a aprender, o aprender a ser e o aprender a fazer” - também foi sinalizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Pereira CF. Tecnologia da informação utilizada como suporte ao ensino médico de graduação na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) [dissertação]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2007.

Pereira CF, Afonso RA, Santos MJ, Araújo CAL, Nogueira M. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): uma proposta inovadora para os cursos de engenharia [texto na Internet]. In: XIV Simpósio de Engenharia de Produção; 2007 nov 5-7; Recife. Anais eletrônicos. Recife: SIMPEP; 2007. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=1

Magalhães LC, Cardoso AA, Ruggio CB. Aprendizagem baseada no problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de graduação em terapia ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cad Ter Ocup UFSCAR. 2010;18(3):287-93.

Moraes MAA, Manzini EJ. Concepções sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema. Rev Bras Educ Med. 2006;30(3):125-35.

Berbel NAN. A problematizaçäo e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface comun saúde educ. 1998;2(2):139-54.

Maudsley G. Roles and responsibilities of the problem based learning tutor in the undergraduate medical curriculum. BMJ. 1999;318(7184):657-61.

Walsh A. The tutor in problem based learning at McMaster: a novice's guide. Hamilton: McMaster University; 2004.

Toledo Júnior ACC, Ibiapina CC, Lopes SCF, Rodrigues ACP, Soares SMS. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Rev med Minas Gerais. 2008;18(2):123-31.

Coutinho IJ. Saiba mais sobre a formação médica que se baseia em casos reais - novos tempos, novas práticas: os desafios na formação dos profissionais de saúde [texto na Internet]. Salvador: iSaúde Bahia: [citado 2011 out 14]. Disponível em: http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/15-deoutubro-dia-do-professor/

Projeto Político Pedagógico: Curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador; 2009.

Woods DR. Problem-based learning: how to get the most from PBL. Hamilton: McMaster University; 1994.

Siqueira JRM, Siqueira-Batista R, Morch RB, Siqueira-Batista R. Aprendizagem baseada em problemas: o que os médicos podem ensinar aos contadores. Rev Contabilidade Vista & Revista. 2009;20(3):101-25.

Publicado

2012-09-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Coutinho I de J, Santos KR dos, Passos AJ das MM. Novos tempos, novas práticas: os desafios na formação dos profissionais de terapia ocupacional. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de setembro de 2012 [citado 6º de maio de 2024];19(3):138-41. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103705