Contribuições piagetianas ao ensino de jornalismo

Autores

  • Rodrigo Pelegrini Ratier Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p107-118

Palavras-chave:

Construtivismo, Piaget, Ensino de jornalismo, Epistemologia genética, Aprendizagem ativa

Resumo

O artigo pretende apresentar contribuições do pensamento de Jean Piaget ao ensino de jornalismo. Enfoca-se a natureza ativa do educando na construção de conhecimento, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Jornalismo (MEC/ CNE, 2013), bem como a importância do conflito cognitivo, o valor do erro e do conhecimento sobre como se constrói a aprendizagem. Embora Piaget não tenha concebido uma metodologia pedagógica, adaptações, apropriações reflexões e novas teorizações acerca de preceitos de sua epistemologia genética podem oferecer abordagens para processos de ensino e de aprendizagem construtivistas. Neste ensaio, elabora-se um diálogo entre as DCNs e os modelos didáticos de inspiração piagetiana, propostos por Gruber e Vonèche (1977) e atualizados por Macedo (2012).

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Pelegrini Ratier, Faculdade Cásper Líbero

    Professor do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero (SP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS-FEUSP).

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Contribuições piagetianas ao ensino de jornalismo. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 107-118. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p107-118