Contribuições piagetianas ao ensino de jornalismo

Autores

  • Rodrigo Pelegrini Ratier Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p107-118

Palavras-chave:

Construtivismo, Piaget, Ensino de jornalismo, Epistemologia genética, Aprendizagem ativa

Resumo

O artigo pretende apresentar contribuições do pensamento de Jean Piaget ao ensino de jornalismo. Enfoca-se a natureza ativa do educando na construção de conhecimento, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Jornalismo (MEC/ CNE, 2013), bem como a importância do conflito cognitivo, o valor do erro e do conhecimento sobre como se constrói a aprendizagem. Embora Piaget não tenha concebido uma metodologia pedagógica, adaptações, apropriações reflexões e novas teorizações acerca de preceitos de sua epistemologia genética podem oferecer abordagens para processos de ensino e de aprendizagem construtivistas. Neste ensaio, elabora-se um diálogo entre as DCNs e os modelos didáticos de inspiração piagetiana, propostos por Gruber e Vonèche (1977) e atualizados por Macedo (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pelegrini Ratier, Faculdade Cásper Líbero

Professor do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero (SP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS-FEUSP).

Referências

ABRAMO, Perseu. Jornalismo: profissão específica ou atividade geral? Folha de S.Paulo, São Paulo, 2 out. 1987. Disponível em: https://www.lainsignia.org/2001/junio/cul_054.htm. Acesso em: 1 ago. 2020.

BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Psicogênese e história das ciências: elementos para uma epistemologia construtivista. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 147-165, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 26, 27 set. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 ago. 2020.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 4. ed. São Paulo: Ática, 1996.

GRUBER, Howard E.; VONÈCHE, J. Jacques. The essential Piaget. London: Routledge: Kegan Paul, 1977.

LOURENÇO, Orlando; MACHADO, Armando. In defense of Piaget’s theory: a reply to 10 common criticisms. Psychological Review, [s. l.], v. 103, n. 1, p. 143-164, 1996.

MACEDO, Lino de. Los sujetos de Piaget y su educación. In: MADRUGA GARCÍA, Juan Antonio. Construyendo mentes. Ensaios en homenaje a Juan Delval. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distância, 2012. p. 275-290.

MACEDO, Lino. A perspectiva de Jean Piaget. São Paulo: FDE, 1994.

MEDITSCH, Eduardo. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 179-201, 2007.

PIAGET, Jean. Foreword. In: GRUBER, Howard E.; VONÈCHE, J. Jacques. The essential Piaget. London: Routledge: Kegan Paul, 1977. p. xi-xii.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PIAGET, Jean; GARCIA, Rolando. Psicogênese e história das ciências. Petrópolis: Vozes, 2011.

ROCHA, Heitor Costa Lima da; MELO, Maria Cecília Mendonça. A dimensão educativa do jornalismo construtivista: epistemologia, naturalização e mudança social. Estudos em Comunicação, Covilhã, n. 16, p. 89-110, 2014.

SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 4, n. 1, p. 18-33, 2010.

VIGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Ratier, R. P. (2021). Contribuições piagetianas ao ensino de jornalismo. Comunicação & Educação, 26(1), 107-118. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p107-118