O impacto da pandemia da covid-19 na transposição forçada do curso de Educação Física presencial para um modelo de ensino remoto emergencial

Autores

  • Ronaldo Aparecido da Silva Faculdade de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p152-166

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Virtual, Tecnologia, Pedagogia

Resumo

O objetivo desse artigo é investigar o impacto da transposição forçada do curso presencial de licenciatura em educação física para o ensino remoto emergencial. Foram estudados 138, que receberam as informações, o termo de consentimento livre e esclarecido e preencheram questionário sobre a opinião da mudança do curso. Os resultados demonstraram que os alunos não aprovaram a mudança e não consideraram os docentes preparados para atuar remotamente. As ferramentas tecnológicas mais bem avaliadas foram as síncronas com os docentes, que proporcionavam aulas remotas. Como conclusão, verificamos que a transposição forçada foi necessária devido à pandemia, mas não foi bem aceita pelos alunos. Assim, é preciso aprimorar os cursos transferidos para a modalidade remota e formar melhor os professores.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo Aparecido da Silva, Faculdade de Mauá

    Doutor e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de Mauá.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

O impacto da pandemia da covid-19 na transposição forçada do curso de Educação Física presencial para um modelo de ensino remoto emergencial: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 152-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p152-166