Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense

Autores

  • Thiago Cury Luiz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michèle Sato Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72

Palavras-chave:

Emergência climática, Educomunicação socioambiental, Audiovisual, Quilombo Mata Cavalo, Fenomenologia

Resumo

Este artigo apresenta e discute resultados obtidos em uma dinâmica educomunicativa com estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda, no quilombo Mata Cavalo (MT). A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, está amparada pela fenomenologia onírica de Gaston Bachelard e pela cartografia do imaginário de Michèle Sato. Como recurso de obtenção de dados, utilizamos a observação e a entrevista em profundidade. Identificamos que o fenômeno da emergência climática atinge o quilombo e seus efeitos são mais graves em uma população em situação de vulnerabilidade. Concluímos que a educomunicação socioambiental, em argumentos audiovisuais, comunica a crise do clima que afeta a comunidade e coloca-se como manifestação de resistência dos estudantes quilombolas.

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Biografia do Autor

Thiago Cury Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT.

Michèle Sato, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Filosofia pela University of East Anglia.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Luiz, T. C., & Sato, M. (2022). Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense: . Comunicação & Educação, 27(1), 61-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72