Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema

Autores

  • Laura Cánepa Universidade Anhembi Morumbi
  • Juliana Cristina Borges Monteiro Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p85-101

Palavras-chave:

Câmera intradiegética, Horror digital, Glitch gothic, Found footage, Romance epistolar

Resumo

Neste trabalho, apresentaremos reflexões sobre os resultados da pesquisa teórico-prática desenvolvida em 2018, na qual uma turma de alunos de graduação do curso de Cinema e Audiovisual adaptou cenas da novela epistolar A volta do parafuso (1898), de Henry James, para a linguagem audiovisual, fazendo uso do recurso da câmera intradiegética. Este trabalho analisa algumas características estilísticas dos trabalhos realizados, relacionando-as à literatura epistolar, ao found footage de horror, ao fenômeno do horror digital e ao chamado glitch gothic, com o objetivo de descrever e discutir implicações de uma atividade educativa desenvolvida em curso de Comunicação Social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora em Multimeios pela Unicamp.

  • Juliana Cristina Borges Monteiro, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

ALMEIDA, Gabriela Ramos de; SOARES, Jéssica Patrícia. Demônios virtuais, espíritos hackers, assassinos glitch. Imagofagia, Buenos Aires, n. 17, p. 251-259, 2018.

BLAKE, Linnie; REYES, Xavier Aldana. Digital horror: haunted technologies, network panic and the found footage phenomenon. London: I. B. Tauris, 2016.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation. Understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

BONICCI, Thomaz; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009.

CÁNEPA, Laura Loguercio; MONTEIRO, Juliana Cristina Borges. Drácula found footage: reflexões sobre um exercício de realização audiovisual. Mediaciones Sociales, Madrid, v. 17, p. 243-258, 2018.

CARREIRO, Rodrigo. O found footage de horror. São José dos Pinhais: Estronho, 2021.

FELMAN, Shoshana. Turning the screw of interpretation. Literature and Psychoanalysis, New Haven, n. 55/56, p. 94-207, 1977.

FRAYLING, Christopher. The innocents. London: Bloomsburry; The British Film Institute – BFI Film Classics, 2013.

GRANT, Barry Keith. Ansiedade digital e o novo cinema verité de horror e ficção científica. In: SUPPIA, Alfredo (org). Cartografias para a ficção científica mundial: cinema e literatura. São Paulo: Alameda, 2015. p. 19-42.

HELLER-NICHOLAS, Alexandra. Found footage horror films: fear and the appearance of reality. London: McFarland & Company, 2014.

JANCOVICH, Mark. Antique chiller: quality, pretention, and history in the critical reception of The Innocents and The Haunting. In: LEEDER, Murray (ed.). Cinematic ghosts: haunting and spectrality from silent cinema to the digital era. New York: Bloomsbury, 2015. p. 115-128.

KITLER, Friederich. Dracula’s legacy. In: JOHNSTON, John (ed.). Friedrich Kitler essays: literature, media, information systems. New York: Routledge, 2012. p. 50-84.

MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela. São Paulo: Paulus, 2007.

MULVEY, Laura. Death 24x a second: stillness and the moving image. London: Reaktion, 2006.

OLIVIER, Mark. Glitch gothic. In: LEEDER, Murray (ed.) Cinematic ghosts: haunting and spectrality from silent cinema to the digital era. New York: Bloomsbury, 2015. p. 253-270.

THE INNOCENTS (Os inocentes). Direção de Jack Clayton. London: 20th Century Fox, 1961. 1 DVD (110 minutos).

TODOROV, Tzvetan. A narrativa fantástica. In: TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 130-147.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1981.

TURNER, Peter. Found footage horror films: a cognitive approach. New York: Routledge, 2020.

WEINRICHTER, Antonio. Stargazing: reescritutras de Hollywood en el ambito experimental. In: BOWIE, José Antonio Pérez (org.). Reescrituras filmicas: nuevos territorios de la adaptación. Salamanca: Universidad Salamanca, 2010. p. 337-347.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 85-101. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p85-101