Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p45-60

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias, Velocidade, Aceleração, Cibercultura

Resumo

Classes ansiosas, estresse docente, valorização da multifuncionalidade, superocupação docente (professores 24/7), reverência ao desempenho e à competição, louvor ao ensino multidispositivos e móvel always on, glorificação da conectividade, apreço ao aluno empreendedor de si, enaltecimento da gestão eficaz e exaltação do estudo multitelas são algumas das reverberações da adesão às tecnologias na zona de interface entre educação e comunicação. Considerando a hipótese de que as tecnologias podem ser aceleradoras da educação, este artigo busca tecer uma articulação entre as noções de aceleração social do tempo e moderna socialização escolar, procurando compreender se a cultura slow pode oferecer elementos para a reflexão crítica sobre as tensões temporais causadas pela adesão às tecnologias na educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michelle Prazeres, Faculdade Cásper Líbero

    Jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutora em Educação (FE-USP). Professora do PPGCOM e da graduação em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Sócia da Ação Educativa e Conselheira da Cidade Escola Aprendiz.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BERG, Maggie; SEEBER, Barbara. The slow professor: challenging the culture of speed in the academy. Toronto: Toronto University Press, 2016.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1987.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BUZATO, Marcelo. Cultura digital, educação e letramento: conflitos, desafios, perspectivas. In: HÖFLING, Camila (org.). Jornada de Letras. São Carlos: Editora da UFSCar, 2010. p. 69-88.

CITELLI, Adilson (org.). Comunicação e educação: os desafios da aceleração social do tempo. São Paulo: Paulinas, 2017.

FRANCESCH, Joan Domenèch. Elogio de la educacion lenta. Barcelona: Grao, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2014.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. Tradução de Humberto Amaral. São Paulo: Ubu, 2020.

MARCONDES FILHO, Ciro. A questão da comunicação. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 17-26, 2019.

MARCONDES FILHO, Ciro. O rosto e a máquina: o fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano, medial e tecnológico. São Paulo: Paulus, 2013.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Diversidade em convergência. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 15-33, 2014.

MCLENNAN, Gregor. Travelling with Vehicular ideas: the case of the third way. Economy and Society, London, v. 33, n. 4, p. 484-499, 2004.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Tradução de Claudio Marcondes. São Paulo: Ubu, 2018.

NAGAMINI, Eliana; ALMEIDA, Maria do Carmo Souza. Comunicação e educação: a percepção do tempo mediada pela tecnologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2020.

PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 303-218, 2013.

PRAZERES, Michelle. A moderna socialização escolar: um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias digitais e seus efeitos para o campo da educação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

ROSA, Hartmut. Alienation and acceleration. Towards a critical theory of late-modern temporality. Arhus: Arhus University Press, 2010.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, 2002.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização medi ática contemporânea. São Paulo: Paulus, 2007.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Tecnologias, aceleração e educação: aproximações entre as noções de aceleração social do tempo, moderna socialização escolar e cultura slow: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 45-60. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p45-60