Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade

Autores

  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thiago de Freitas Toledo Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57

Palavras-chave:

Publicidade, Educação, Cidadania, Literacia publicitária, Extensão universitária

Resumo

Este artigo apresenta análise sobre a contribuição de projetos de extensão de universidades públicas brasileiras para uma formação crítica e cidadã na graduação em Publicidade. Para tanto, analisa as percepções de discentes acerca de suas experiências em quatro projetos de extensão que desenvolvem ações de apropriação crítica da comunicação publicitária nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Mato Grosso. Como estratégia metodológica foi adotada a abordagem qualitativa, com uso de questionário e entrevista estruturada como técnicas de produção de dados. O estudo demonstrou de que modo ações de literacia publicitária desenvolvidas na extensão universitária podem contribuir para a educação para a prática publicitária libertadora, possibilitando uma formação autônoma, fomentadora de curiosidade, motivadora da tomada de consciência, problematizadora, crítica e implicada com a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atuando como professora no curso de Publicidade e propaganda e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes. É doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Vigo, em Pontevedra | Espanha, com bolsa pelo Programa Erasmus Mundus. Graduada em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É líder do grupo de pesquisa OPSLAB - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade (UFMT/CNPq). Pesquisadora cofundadora da RECRIA - Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. Tem experiência na área de Comunicação, com atuação nas seguintes temáticas: infâncias, adolescências, publicidade, consumo, literacia publicitária.

Thiago de Freitas Toledo, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFMT. Integrante do OPSlab - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade, grupo de pesquisa e extensão do qual foi bolsista entre abril e dezembro de 2019. Interessado em Educomunicação, literacia midiática e literacia publicitária.

Referências

ARIAS, Victor et al. Agência experimental como projeto de extensão: praticando e repensando a Comunicação Social. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 21., 2019, Goiânia. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2019.

BACCEGA, Maria Aparecida et al. O impacto da publicidade no campo comunicação/educação. Cadernos de Pesquisa da ESPM, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 81, 2005.

BARRETO, Cristiane Parente de Sá. Observatórios de media e imprensa: espaços de participação e literacia mediática em Portugal e no Brasil. Portugal: Uminho, 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto consolidado até a Emenda Constitucional nº 70 de 29 de março de 2012. Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc70.htm. Acesso em: mar. 2012.

CASADEI, Eliza Bachega. Apresentação. In: CASADEI, Eliza Bachega (org.). A extensão universitária em comunicação para a formação da cidadania. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 7-11.

CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019.

CRAVEIRO, Pâmela Saunders U.; BRAGAGLIA, Ana Paula. Alternativas éticas para publicidade infantil: relato de uma experiência com publicitários em formação. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 40, n. 1, p. 83-104, 2018.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 11-40, 2011.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, 2012.

FRANÇA, Vera Veiga. O objeto da comunicação/a comunicação como objeto. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luis C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 39-60.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GASTALDO, Édison. Publicidade e sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina; Meridional, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOERGEN, Pedro. Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade. Educar em Revista, Curitiba, n. 37, p. 59-76, 2010.

GUEDES, Brenda; COVALESKI, Rogério. Mídia e Infância: uma experiência perpassada pelo exercício da literacia publicitária. In: COVALESKI, Rogério (org.). Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações. Recife: Editora UFPE, 2020. p. 33-57.

HOFF, Tânia Márcia Cezar. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 29-38, 2007.

KOPP, Rudinei; HANSEN, Fábio. Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 42-56, 2020.

MACHADO, Monica; BURROWES, Patrícia Cecília; RETT, Lucimara. Para ler a publicidade expandida: em favor da literacia midiática dos discursos das marcas. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 26., 2017, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.

MALMELIN, Nando. What is advertising literacy? Exploring the dimensions of advertising literacy. Journal of Visual Literacy, Abingdon, v. 29, n. 2, p. 129-142, 2010.

MARTINO, Luis Mauro Sá. Métodos de pesquisa em Comunicação: projetos, ideias, práticas. Petrópolis: Vozes, 2018.

OLIVEIRA-CRUZ. Milena Freire de. Publicidade e desigualdade: leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino. Porto Alegre: Sulina, 2018.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 205-228, 1999.

PIEDRAS, Elisa Reinhardt; JACKS, Nilda. A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções de “articulação” e “fluxo”. E- Compós, Brasília, DF, v. 6, p. 1-16, 2006.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. Quatro anos de quê? Comunicação & Educação, São Paulo, n. 5, p. 46-49, 1996.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOUSA, Mauro Wilton de. Práticas de recepção mediática como práticas de pertencimento público. Novos Olhares, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 12-30, 1999.

TORRES, Andrea Sanhudo; GOERGEN, Pedro L. Agência experimental e produção de conhecimento em Jornalismo. REU, Sorocaba, v. 43, n. 2, p. 261-275, 2017.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Craveiro, P. S. U., & Toledo, T. de F. (2023). Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade. Comunicação & Educação, 28(1), 42-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57