Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade

Autores/as

  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thiago de Freitas Toledo Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57

Palabras clave:

Publicidade, Educação, Cidadania, Literacia publicitária, Extensão universitária

Resumen

Este artigo apresenta análise sobre a contribuição de projetos de extensão de universidades públicas brasileiras para uma formação crítica e cidadã na graduação em Publicidade. Para tanto, analisa as percepções de discentes acerca de suas experiências em quatro projetos de extensão que desenvolvem ações de apropriação crítica da comunicação publicitária nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Mato Grosso. Como estratégia metodológica foi adotada a abordagem qualitativa, com uso de questionário e entrevista estruturada como técnicas de produção de dados. O estudo demonstrou de que modo ações de literacia publicitária desenvolvidas na extensão universitária podem contribuir para a educação para a prática publicitária libertadora, possibilitando uma formação autônoma, fomentadora de curiosidade, motivadora da tomada de consciência, problematizadora, crítica e implicada com a transformação social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Universidade Federal de Mato Grosso

    Profesor adjunto del Departamento de Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT), actuando como docente en el curso de Publicidad y Propaganda e investigador del Programa de Posgrado en Comunicación (PPGCOM). Realizó una investigación posdoctoral en el Programa de Posgrado en Medios y Vida Cotidiana de la Universidade Federal Fluminense (UFF), con una beca del Programa Nacional de Posdoctorado/Capes. Es Doctora y Máster en Comunicación por la Universidad de Vigo, en Pontevedra | España, con una beca del Programa Erasmus Mundus. Graduada en Comunicación Social-Publicidad y Propaganda por la Universidad Federal de Ceará (UFC). Es líder del grupo de investigación OPSLAB - Laboratorio de Estudios y Observación en Publicidad, Comunicación y Sociedad (UFMT/CNPq). Investigadora cofundadora de RECRIA - Red de Investigación en Comunicación, Infancia y Adolescencia. Tiene experiencia en el campo de la Comunicación, trabajando en los siguientes temas: infancia, adolescencia, publicidad, consumo, alfabetización publicitaria.

  • Thiago de Freitas Toledo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT). Licenciado en Comunicación Social - Publicidad y Propaganda por la UFMT. Miembro de OPSlab - Laboratorio de Estudios y Observación en Publicidad, Comunicación y Sociedad, grupo de investigación y extensión del cual fue becario entre abril y diciembre de 2019. Interesado en Educomunicación, alfabetización mediática y alfabetización publicitaria.

Referencias

ARIAS, Victor et al. Agência experimental como projeto de extensão: praticando e repensando a Comunicação Social. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 21., 2019, Goiânia. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2019.

BACCEGA, Maria Aparecida et al. O impacto da publicidade no campo comunicação/educação. Cadernos de Pesquisa da ESPM, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 81, 2005.

BARRETO, Cristiane Parente de Sá. Observatórios de media e imprensa: espaços de participação e literacia mediática em Portugal e no Brasil. Portugal: Uminho, 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto consolidado até a Emenda Constitucional nº 70 de 29 de março de 2012. Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc70.htm. Acesso em: mar. 2012.

CASADEI, Eliza Bachega. Apresentação. In: CASADEI, Eliza Bachega (org.). A extensão universitária em comunicação para a formação da cidadania. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 7-11.

CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019.

CRAVEIRO, Pâmela Saunders U.; BRAGAGLIA, Ana Paula. Alternativas éticas para publicidade infantil: relato de uma experiência com publicitários em formação. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 40, n. 1, p. 83-104, 2018.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 11-40, 2011.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, 2012.

FRANÇA, Vera Veiga. O objeto da comunicação/a comunicação como objeto. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luis C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 39-60.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GASTALDO, Édison. Publicidade e sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina; Meridional, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOERGEN, Pedro. Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade. Educar em Revista, Curitiba, n. 37, p. 59-76, 2010.

GUEDES, Brenda; COVALESKI, Rogério. Mídia e Infância: uma experiência perpassada pelo exercício da literacia publicitária. In: COVALESKI, Rogério (org.). Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações. Recife: Editora UFPE, 2020. p. 33-57.

HOFF, Tânia Márcia Cezar. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 29-38, 2007.

KOPP, Rudinei; HANSEN, Fábio. Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 42-56, 2020.

MACHADO, Monica; BURROWES, Patrícia Cecília; RETT, Lucimara. Para ler a publicidade expandida: em favor da literacia midiática dos discursos das marcas. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 26., 2017, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.

MALMELIN, Nando. What is advertising literacy? Exploring the dimensions of advertising literacy. Journal of Visual Literacy, Abingdon, v. 29, n. 2, p. 129-142, 2010.

MARTINO, Luis Mauro Sá. Métodos de pesquisa em Comunicação: projetos, ideias, práticas. Petrópolis: Vozes, 2018.

OLIVEIRA-CRUZ. Milena Freire de. Publicidade e desigualdade: leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino. Porto Alegre: Sulina, 2018.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 205-228, 1999.

PIEDRAS, Elisa Reinhardt; JACKS, Nilda. A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções de “articulação” e “fluxo”. E- Compós, Brasília, DF, v. 6, p. 1-16, 2006.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. Quatro anos de quê? Comunicação & Educação, São Paulo, n. 5, p. 46-49, 1996.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOUSA, Mauro Wilton de. Práticas de recepção mediática como práticas de pertencimento público. Novos Olhares, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 12-30, 1999.

TORRES, Andrea Sanhudo; GOERGEN, Pedro L. Agência experimental e produção de conhecimento em Jornalismo. REU, Sorocaba, v. 43, n. 2, p. 261-275, 2017.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Craveiro, P. S. U., & Toledo, T. de F. (2023). Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade. Comunicação & Educação, 28(1), 42-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57