CULTPOP: strategies and experiences for science and pop culture popularization

Authors

  • Adriana Amaral Universidade Paulista
  • Beatriz Blanco Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Caroline Govari Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jonara Cordova Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rafaela Tabasnik Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Stella Caetano Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Tatyane Larrubia Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Larissa Tamborindeguy Becko Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p165-184

Keywords:

Pop culture, Science popularization, Digital technologies, Experience report, CULTPOP

Abstract

This experience report addresses the scientific popularization strategies employed in activities developed by the CULTPOP – Research Laboratory in Pop Culture, Communication and Technologies, linked to CNPq and currently based in the Graduate Program of Universidade Paulista (UNIP). It presents an overview of science popularization strategies organized based on the specific dynamics of the group’s research, as well as the use of pop culture’s own languages as part of its methodological process. The exploratory and descriptive case study indicates that having a laboratory community of academic-fans of pop culture facilitates and expands the development of science popularization strategies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Adriana Amaral, Universidade Paulista

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Realizou seu pós-doutoramento (Estágio Sênior pela CAPES) em Mídia, Cultura e Juventude na University of Surrey (Reino Unido).

  • Beatriz Blanco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na linha de pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação.

  • Caroline Govari, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

  • Jonara Cordova, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa de Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa CAPES.

  • Rafaela Tabasnik, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa CAPES.

  • Stella Caetano, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

  • Tatyane Larrubia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com ênfase em Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação.

  • Larissa Tamborindeguy Becko, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Mestra e Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

References

AMARAL, Adriana; MOMBACH, Bruna; MULLER, Stephanie. Estudos de fãs no Brasil: levantamento de artigos publicados em periódicos na área de Comunicação. Temática (UFPB), Paraíba, v. 18, n. 12, p. 185-200, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64861

BECKO, Larissa Tamborindenguy. “Caçadora de fãs: uma aventura acadêmica”: o artefato de leitura como produção de conhecimento e de experiência científicos. In: DIAS, Cristiane Pereira Costa; COSTA, Greciely Cristina da; BARBAI, Marcos Aurelio. (org.). Artefatos de Leitura. Campinas: LABEURB/NUDECRI/Unicamp, 2020. v. 1. p. 123-135.

BECKO, Larissa Tamborindenguy. “Welcome to the desert of the real”: uma proposta teórico-metodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de Matrix. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Leopoldo, 2022.

BECKO, Larissa. Caçadora de fãs: uma aventura acadêmica. Cartarse, 2019. Disponível em: https://www.catarse.me/cacadora_de_fas. Acesso em: 25 maio 2023.

CAÇADORA DE FÃS. Disponível em: https://www.facebook.com/cacadoradefas. Acesso em: 25 maio 2023.

CAÇADORA DE FÃS. Disponível em: https://www.instagram.com/cacadoradefas/. Acesso em: 25 maio 2023.

CRISTOFARI, Cécile; GUITTON, Matthieu J. Aca-fans and fan communities: An operative framework. Journal of Consumer Culture, [S. l.], v. 17, n. 3, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540515623608.

CULTPOP LAB. Disponível em: https://twitter.com/cultpoplab. Acesso em: 25 maio 2023.

CULTPOP LAB. Disponível em: https://www.instagram.com/cultpoplab/. Acesso em: 25 maio 2023.

CULTUPOP. Disponível em: https://cultpoplab.com/. Acesso em: 25 maio 2023.

DE KOSNIK, Abigail. Fandom as Free Labor. In: SCHOLZ, Trebor. (org). Digital labor: The Internet as playground and factory. New York: Routledge, 2013. p. 187-212.

DIVÃ POP. Disponível em: https://open.spotify.com/show/7taIzhr85yc9Yp2yUxgfwW. Acesso em: 25 maio 2023.

ESTUDO DE FÃS. Disponível em: https://www.estudosdefas.com.br/. Acesso em: 25 maio 2023.

GERMANO, Marcelo; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546/5617. Acesso em: 25 maio 2023.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry. Textual Poachers: Television Fans and Participatory Culture. London: Taylor & Francis, 1992.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

MANSKE, William. VÍDEO: com Edu K como guia, ônibus passeia por pontos históricos da cena rock de Porto Alegre. GZH, 2 ago. 2017. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/musica/noticia/2017/08/video-com-edu-k-como-guia-onibus-passeia-por-pontos-historicos-da-cena-rock-de-porto-alegre-9858960.html. Acesso em: 25 maio 2023.

PEREIRA DE SÁ, Simone; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rodrigo (org.). Cultura Pop. Salvador: EDUFBA, 2015.

SANDVOSS, Cornel. Fans: The mirror of consumption. Cambridge: Polity, 2005.

TRABALHO EM FAZENDAS DE CLIQUE - EPISÓDIO 1. 2022. 1 vídeo (2:32). Publicado pelo canal DigiLabour. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=y2sYvvSOo3A. Acesso em: 25 maio 2023. DOCUMENTÁRIO “TERRITÓRIOS AFETIVOS DA IMAGEM & DO SOM. 2021. 1 vídeo (1:21:02). Publicado pelo canal LabCult Produções Audiovisuais. Disponível em: https://youtu.be/niukZ8AFBzE. Acesso em: 25 maio. 2023.

ULTRAVERSO ACADÊMICO. Disponível em: https://www.ultraverso.com.br/author/ultraverso-academico/. Acesso em: 25 maio 2023.

YIN, Robert. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Published

2023-06-30

How to Cite

Amaral, A., Blanco, B., Govari, C., Cordova, J., Tabasnik, R., Caetano, S., Larrubia, T., & Becko, L. T. (2023). CULTPOP: strategies and experiences for science and pop culture popularization. Comunicação & Educação, 28(1), 165-184. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p165-184