Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda

Authors

  • Liziane Soares Guazina UNB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32

Keywords:

Mis/disinformation, Violence, Media and information literacy, Public policy, Education

Abstract

The article discusses the relationship between disinformation and violence in schools in Brazil and articulates a contribution to the public debate on the construction of a proposal for a public policy agenda for the Ministry of Education to promote media and information literacy in schools at all levels of education, following the competences of the BNCC. The text presents international reference documents, Brazilian experiences that constitute an inspiration for new initiatives on a national scale, and a set of five axes of proposals that include the promotion of public participation, teacher training, the production of audiovisual content and encouraging democratic management in schools.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Liziane Soares Guazina, UNB

    Professora Associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011) e líder dos Grupos de Pesquisa Observatório do Populismo do Século XXI e Cultura, Mídia e Política.

References

ª PARTE: Título: Desinformação científica como um problema público transnacional. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (199 min). Publicado pelo Canal FAC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=olKBYXBTR68. Acesso em: 14 jul. 2023.

ATAQUES violentos às escolas no Brasil: um fenômeno a ser enfrentado. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (108 min). Publicado pelo canal Instituto Vera Cruz. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e8B8FLirGZc. Acesso em: 29 jun. 2023.

CERIGATTO, Mariana. Promovendo a literacia midiática e informacional no contexto emergente da desinformação: proposta para o ensino fundamental. Observatório, Palmas, v. 6, n. 6, p. 1-23, 2020.

CESARINO, Leticia. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 91-120, 2020.

CORD, David. Alfabetização midiática finlandesa impede desinformação. This is Finland, [s. l.], [2022?]. Disponível em: https://finland.fi/pt/vida-amp-sociedade/alfabetizacao-midiatica-finlandesa-impede-a-desinformacao/#:~:text=Faz%20parte%20de%20aprender%20a,de%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20Midi%C3%A1tica%20de%202021. Acesso em: 14 jul. 2023.

European Commission. Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture. Final report of the Commission expert group on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training. Brussels: European Commission, 2022a. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2766/283100. Acesso em: 14 jul. 2023.

European Commission. Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture. Guidelines for teachers and educators on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training. Brussels: European Commission, 2022b. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2766/28248. Acesso em: 14 jul. 2023.

FBSP – FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022: ano 16. São Paulo: FBSP, 2022.

FIGUEIREDO, Isabel; MARQUES, Ivan; MARQUES, David. Paralisia e descontrole: como a gestão da política nacional de armas se torna cada vez mais impraticável. In: FBSP – FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022: ano 16. São Paulo: FBSP, 2022. p. 300-305

Finnish Society on Media Education. Finnish media education policies: approaches in culture and education. Helsinki: Finnish Society on Media Education, [20--]. Disponível em: https://mediakasvatus.fi/wp-content/uploads/2018/09/mediaeducationpolicies-ISBN978-952-99964-4-5.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.

GRUPO Globo muda política sobre cobertura de massacres. G1, São Paulo, 5 abr. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2023/04/05/grupo-globo-muda-politica-sobre-cobertura-de-massacres.ghtml. Acesso em: 14 jul. 2023.

LANGEANI, Bruno. Raio-X de 20 anos de ataques a escolas no Brasil: 2002-2023. [S. l.]: Instituto Sou da Paz, 2023. Disponível em: https://soudapaz.org/wp-content/uploads/2023/05/Raio-x-ataque-a-escolas.pdf. Acesso em: 1 out. 2023.

LUNDVALL, Anniina (ed.). Finnish media education: best practice. Helsinki: Finnish Society on Media Education, [2009?]. Disponível em: https://mediakasvatus.fi/wp-content/uploads/2018/06/bestpractises.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.

MAZZOLENI, Gianpietro; BRACCIALE, Roberta. Socially mediated populism: the communicative strategies of political leaders on Facebook, 2018. Palgrave Communications, [s. l.], v. 4, n. 50, p. 1-10, 2018.

Media Literacy Index 2021. Open Society Institute Sofia, 14 mar. 2021. Disponível em: https://osis.bg/?p=3750&lang=en. Acesso em: 14 jul. 2023.

OLIVEIRA, Leticia; COSTA, Paula; AZEVEDO, Tatiana. Monitoramento das ameaças massivas de ataques às escolas e universidades: o papel das subcomunidades online que cultuam atiradores em escolas e sua relação com os boatos que produziram pânico generalizado no Brasil a partir do dia 09/04/2023. [S. l.: s. n.], 2023.

PELLANDA, Andressa et al. O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental. [S. l.: s. n.], 2022. Relatório. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/relatorio-ao-governo-de-transicao-o-ultraconservadorismo-e-extremismo-de-direita-entre-adolescentes-e-jovens-no-brasil-ataques-as-instituicoes-de-ensino-e-alternativas-para-a-acao-governamental/. Acesso em: 29 jun. 2023.

RUEDIGER, Marco Aurélio (coord.). A extrema direita global: Brasil estabelece ecossistema próprio no Parler e mimetiza extrema direita americana. Rio de Janeiro: FGV DAPP, 2021. Disponível https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/30615. Acesso em: 1 out. 2023.

SCHNEIDER, Marcos. A era da desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas. Rio de Janeiro: Garamond, 2022.

SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (org.). Educomunicação e alfabetização midiática: conceitos, práticas e interlocuções. São Paulo: ABPEducon, 2016.

TERRA, Victor. Ação coordenada impulsionou ameaças de ataques a escolas para gerar pânico. Agência Lupa, [s. l.], 19 abr. 2023. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2023/04/19/acao-coordenada-impulsionou-ameacas-de-ataque-a-escolas-para-gerar-panico#:~:text=Apesar%20de%20serem%20entendidos%20como,conte%C3%BAdos%20em%20circula%C3%A7%C3%A3o%20nas%20redes. Acesso em: 29 jun. 2023.

UNESCO – UNITED NATION EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Five laws of media and information literacy. Unesco, Paris, [2018]. Disponível em: https://www.unesco.org/en/media-information-literacy. Acesso: 14 jul. 2023.

WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418. Acesso em: 1 out. 2023.

Published

2023-12-29

How to Cite

Guazina, L. S. (2023). Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda. Comunicação & Educação, 28(2), 20-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32