Ensino e pesquisa em Comunicação: da teoria versus prática à composição
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i2p21-27Abstract
O artigo aborda criticamente a situação do ensino e da pesquisa nos cursosde graduação em Comunicação do País. Analisa a conhecida disjunção entre teoria e práticas, nessa formação, relacionando-a a uma perspectiva equivocada sobre os dois âmbitos, mais do que a uma simples ausência
de articulações no currículo. Desenvolve algumas perspectivas sobre as atividades de fazer teoria e de fazer profissional para assinalar sua interdependência. Apresenta, então, a proposta de substituir a contraposição
teorias versus práticas, na organização das formações em Comunicação, por uma composição não-disjuntiva entre contextos (sociais e de processos midiáticos) e formação profissional, envolvendo práticas e desenvolvimentos teóricos. A pesquisa é vista, aí, como processo prático-teórico e como práxis articuladora entre os dois âmbitos da formação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.