Rebelde: estratégia mercadológica de rizoma e tática discursiva de árvore
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i3p81-89Abstract
Fenômeno comunicacional, a telenovela mexicana Rebelde é apenas um dos produtos de uma estratégia de marketing que se espalha por meio doconceito de rizoma cunhado por Deleuze e Guattari. No plano discursivo, todavia, o conteúdo da novela, bem como o de outros bens de sua rama, como as letras da banda RBD, apresenta-se no formato de árvore, revelando uma hierarquia típica dos discursos conservadores como o da publicidade. O presente artigo busca discutir essa estratégia mercadológica que se ramifica
como rizoma, enquanto seu discurso, como o publicitário, mantém-se preso ao modelo arborescente dos valores dominantes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.