Os discursos da Rádio Rural de Natal nos anos 1960: um capítulo da relação Comunicação/Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i2p35-42Palavras-chave:
MEB, Rádio Rural de Natal, aulas radiofônicas, discurso, argumentação.Resumo
Este artigo analisa o discurso argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base (MEB) por intermédio das aulas transmitidas pela Emissora de Educação Rural de Natal. Revela as técnicas argumentativas na produção discursiva das aulas, identificando as posições ideológicas defendidas, os formatos no rádio e o caráter dialógico dessa interação. A educação a distância por meio da emissora Rural promoveu um diálogo com os alunos, instigando a persuasão dos jovens e adultos, no que se refere à ação sobre a realidade para transformá-la, segundo os desejos dejustiça social da classe popular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.