A formação do educomunicador
desafios de uma nova profissão no contexto das transformações do mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p26-37Palavras-chave:
educomunicação, mundo do trabalho, tecnologias digitais, formação em educomunicaçãoResumo
Este artigo discute a Educomunicação como perspectiva formativa e competência necessária para o enfrentamento dos desafios contemporâneos em meio às transformações recentes no mundo do trabalho. O profissional de Educomunicação é formado para buscar de forma criativa as oportunidades de promoção das práticas comunicacionais com intenção educativa, de maneira crítica e com potencial transformador. Com esse objetivo, o artigo está estruturado em dois eixos: (1) o diagnóstico sobre as transformações no mundo do trabalho no contexto digital e suas implicações na formação profissional; (2) a proposta da licenciatura em Educomunicação como formação capaz de oferecer perspectivas de trabalho para um novo profissional que poderá contribuir para a educação das novas gerações.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
DESEMPREGO é de 11,8% e atinge 12,5 milhões; informalidade tem novo recorde. Economia UOL, São Paulo, 31 out. 2019. Disponível em: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2019/10/31/desemprego-pnad-ibge.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 30 dez. 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
HUWS, Ursula. A formação do cibertariado: trabalho virtual em um mundo real. Campinas: Editora Unicamp, 2017.
KEDOUK, Marcia. Como funcionam as fazendas de cliques e onde elas ficam. Exame, São Paulo, 26 jan. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/conheca-as-fazendas-de-cliques/. Acesso em: 13 dez. 2019.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MARX, Karl. Salário, preço, lucro. In: PORTAL Domínio Público. Brasília, DF: Brasil, [20--?]. Informe pronunciado nas sessões do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores, 1865. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000077.pdf. Acesso em: 30 dez. 2019.
MEJÍAS, Ulisses; COULDRY, Nick. Colonialismo de datos: repensando la relación de los datos masivos con el sujeto contemporáneo. Virtualis, Zapopan, v. 10, n. 18, 2019. Disponível em: https://www.revistavirtualis.mx/index.php/virtualis/article/view/289/301. Acesso em: 10 dez. 2019.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MUNGIOLI, Maria Cristina; VIANA, Claudemir; RAMOS, Daniela. Uma formação inovadora na interface comunicação e comunicação: aspectos da licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 218 228, 2017.
NÓBREGA, Bárbara. Brasil tem terceira maior desindustrialização entre 30 países desde 1970; recuperação está distante. O Globo, Rio de Janeiro, 15 jul. 2019. Economia. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/brasil-tem-terceira-maior-desindustrializacao-entre-30-paises-desde-1970-recuperacao-esta-distante-23779863. Acesso: 20 nov. 2019.
OIT – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. A aplicação e a promoção das normas internacionais do trabalho. Genève: OIT, 2014. Disponível em: http://twixar.me/RyWT. Acesso em: 30 dez. 2019.
PIMENTA, Selma; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 9-21.
SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Contato, Brasília, DF, ano 1, n. 2, p. 19-74, 1999. Disponível em: http://www.nceusp.blog.br/wp-content/uploads/2018/10/IsmarSoares_RevContato_1999.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/educação emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: NÚCLEO de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: NCE/USP, 2011a. Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/140.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011b. p. 13-29.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011c.
SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataformas. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.
ZUBOFF, Shoshana. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: Public Affairs, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.